Feira de Santana

Novo comandante do 2º GBM toma posse em Feira de Santana

O evento foi presidido pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militares da Bahia, o coronel Adson Marchesini.

18/03/2021 às 12h30, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves e Ney Silva

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (18), na sede do 2º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) em Feira de Santana, o ato militar de posse de novos comandantes. O evento foi presidido pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militares da Bahia, o coronel Adson Marchesini.

Além da passagem de comando do 2º GBM, comandantes das unidades de Vitória da Conquista, Jequié, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas e Bom Jesus da Lapa, também foram empossados.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o tenente-coronel, José Alberto Souza, comandante por quatro anos do 2º GBM, explicou que durante esse período, muitas conquistas foram realizadas. Ele destacou a importância da implantação de novas sedes em outros municípios, diminuindo o tempo de resposta em ações no combate aos incêndios.

"Além das construções físicas, construímos uma relação muito boa da corporação com a comunidade, assim como os outros 42 municípios que é de responsabilidade territorial do 2º GBM. Aqui quando cheguei, tínhamos uma área muito extensa, eram 69 municípios, mas depois com a emancipação de Alagoinhas, onde existia um subgrupamento, virou o 19º GBM e cerca de 26 municípios foram transferidos para essa unidade. Então agora estamos com um tempo de resposta muito menor com relação aos outros municípios que são limítrofes, pois com a unidade em Serrinha, esse ponto se tornou estratégico pegando a 116 Norte com direção a região do sisal, assim como também temos projeto de ampliação aqui para Feira de Santana, onde futuramente, teremos um Centro de Instruções e Formação para Bombeiros do interior, não tendo mais a necessidade de se deslocar para Salvador", explicou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Durante esse período na gestão do 2º GBM, o tenente-coronel informou que muitos recursos foram enviados para o município de Feira de Santana e destacou o grande crescimento e desenvolvimento através de investimentos feitos pelo Fundo Estadual do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (Funebom).

"Tivemos um grande crescimento aqui para a nossa região, onde chegaram mais 10 novas viaturas, entre veículos pequenos e maiores e posso dizer que tivemos um crescimento de 50 anos em 5, onde o nosso novo comandante-geral Edson Marchesini, segue a mesma filosofia do ex-comandante Telles, até porque não adianta construir as coisas e ficar por aí, assim como dizem elefantes brancos, nesse caso, seriam elefantes vermelhos. Então temos um Fundo Estadual do Bombeiro, que é o Funebom e tudo isso é recolhido para investimento dentro da própria corporação", disse.

De acordo com o comandante-geral, Adson Marchesini, este ato realizado tem como objetivo também, dar continuidade ao combate à pandemia. Segundo ele, a situação atual, está causando transtornos para a toda a sociedade e o Corpo de Bombeiros está atuando ao lado do Governo do Estado.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

"Fizemos esse ato militar, uma tradição nossa, é uma necessidade e passamos o comando não só da unidade de Feira de Santana, mas também de outras seis unidades aqui do interior da Bahia. Estamos buscando agilizar esse processo, dando continuidade ao combate contra a pandemia que está tirando o sono de muitas pessoas, causando diversos problemas à sociedade e o Corpo de Bombeiros está atuando lado a lado com o Governo do Estado buscando minimizar as consequências dessa pandemia", destacou.

O 2º GBM está passando por um processo de ampliação e segundo o comandante-geral, outro grande objetivo do Corpo de Bombeiros é expandir a instituição, além de estar cada vez mais, capacitando todos os profissionais.

"Nossa estrutura melhorou bastante nos últimos seis anos, mas ainda temos muito ao que fazer. O estado da Bahia é grande e a preocupação do nosso governador é que o bombeiro chegue mais rápido no interior. Estamos fazendo uma reforma agora na unidade de Feira de Santana, estamos ampliando a unidade, assim como Cachoeira e outras regiões, mas estamos também trabalhando na capacitação dos nossos bombeiros, pois é um trabalho árduo, não paramos e sempre estamos aqui buscando nossos objetivos. Infelizmente tivemos muitos profissionais atingidos com esta pandemia, um de nossos homens veio a falecer, ele que estava de férias. Mas, temos o conhecimento e acredito que a Polícia Militar assim como nossos bombeiros, estão tomando todos os cuidados quanto a isso. 64 policiais militares do nosso estado foram vitimados, é uma informação triste, mas desejamos que não venha mais ter nenhum óbito de nossos policiais militares", concluiu.

O novo comandante do 2º GBM, tenente-coronel Adriano Bertulino, já teve passagem por Feira de Santana e atualmente fazia parte do grupamento de Alagoinhas. Retornando para a cidade natal, o novo comandante afirmou que toda trajetória profissional faz ter um próprio reconhecimento de todo período, servindo à sociedade.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

"Esse momento tem uma grande importância na minha vida, porque eu iniciei minha carreira na Polícia Militar em 96 e logo fiz o curso para sargento bombeiro. Comandei o 19º GBM de Alagoinhas e hoje retorno para minha cidade sendo comandante do 2º GBM. Tenho certeza que os obstáculos sempre existirão, até porque nenhuma gestão é feita com facilidade, mas aqui iremos superar todas as dificuldades porque temos uma equipe com excelência e tudo isso em prol da comunidade, levar a segurança no que compete ao combate de incêndio e pânico, não só para Feira de Santana, mas em todos os outros 42 municípios que fazem parte da nossa cobertura de responsabilidade", afirmou ao Acorda Cidade.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade