Acorda Cidade - Dilton Coutinho

19 de Outubro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Feira de Santana

Todas as notícias
Publicado em 18/03/2021 12h30.

Novo comandante do 2º GBM toma posse em Feira de Santana

O evento foi presidido pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militares da Bahia, o coronel Adson Marchesini.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Novo comandante do 2º GBM toma posse em Feira de Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Gabriel Gonçalves e Ney Silva

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (18), na sede do 2º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) em Feira de Santana, o ato militar de posse de novos comandantes. O evento foi presidido pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militares da Bahia, o coronel Adson Marchesini.

Além da passagem de comando do 2º GBM, comandantes das unidades de Vitória da Conquista, Jequié, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas e Bom Jesus da Lapa, também foram empossados.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o tenente-coronel, José Alberto Souza, comandante por quatro anos do 2º GBM, explicou que durante esse período, muitas conquistas foram realizadas. Ele destacou a importância da implantação de novas sedes em outros municípios, diminuindo o tempo de resposta em ações no combate aos incêndios.

"Além das construções físicas, construímos uma relação muito boa da corporação com a comunidade, assim como os outros 42 municípios que é de responsabilidade territorial do 2º GBM. Aqui quando cheguei, tínhamos uma área muito extensa, eram 69 municípios, mas depois com a emancipação de Alagoinhas, onde existia um subgrupamento, virou o 19º GBM e cerca de 26 municípios foram transferidos para essa unidade. Então agora estamos com um tempo de resposta muito menor com relação aos outros municípios que são limítrofes, pois com a unidade em Serrinha, esse ponto se tornou estratégico pegando a 116 Norte com direção a região do sisal, assim como também temos projeto de ampliação aqui para Feira de Santana, onde futuramente, teremos um Centro de Instruções e Formação para Bombeiros do interior, não tendo mais a necessidade de se deslocar para Salvador", explicou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Durante esse período na gestão do 2º GBM, o tenente-coronel informou que muitos recursos foram enviados para o município de Feira de Santana e destacou o grande crescimento e desenvolvimento através de investimentos feitos pelo Fundo Estadual do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (Funebom).

"Tivemos um grande crescimento aqui para a nossa região, onde chegaram mais 10 novas viaturas, entre veículos pequenos e maiores e posso dizer que tivemos um crescimento de 50 anos em 5, onde o nosso novo comandante-geral Edson Marchesini, segue a mesma filosofia do ex-comandante Telles, até porque não adianta construir as coisas e ficar por aí, assim como dizem elefantes brancos, nesse caso, seriam elefantes vermelhos. Então temos um Fundo Estadual do Bombeiro, que é o Funebom e tudo isso é recolhido para investimento dentro da própria corporação", disse.

De acordo com o comandante-geral, Adson Marchesini, este ato realizado tem como objetivo também, dar continuidade ao combate à pandemia. Segundo ele, a situação atual, está causando transtornos para a toda a sociedade e o Corpo de Bombeiros está atuando ao lado do Governo do Estado.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

"Fizemos esse ato militar, uma tradição nossa, é uma necessidade e passamos o comando não só da unidade de Feira de Santana, mas também de outras seis unidades aqui do interior da Bahia. Estamos buscando agilizar esse processo, dando continuidade ao combate contra a pandemia que está tirando o sono de muitas pessoas, causando diversos problemas à sociedade e o Corpo de Bombeiros está atuando lado a lado com o Governo do Estado buscando minimizar as consequências dessa pandemia", destacou.

O 2º GBM está passando por um processo de ampliação e segundo o comandante-geral, outro grande objetivo do Corpo de Bombeiros é expandir a instituição, além de estar cada vez mais, capacitando todos os profissionais.

"Nossa estrutura melhorou bastante nos últimos seis anos, mas ainda temos muito ao que fazer. O estado da Bahia é grande e a preocupação do nosso governador é que o bombeiro chegue mais rápido no interior. Estamos fazendo uma reforma agora na unidade de Feira de Santana, estamos ampliando a unidade, assim como Cachoeira e outras regiões, mas estamos também trabalhando na capacitação dos nossos bombeiros, pois é um trabalho árduo, não paramos e sempre estamos aqui buscando nossos objetivos. Infelizmente tivemos muitos profissionais atingidos com esta pandemia, um de nossos homens veio a falecer, ele que estava de férias. Mas, temos o conhecimento e acredito que a Polícia Militar assim como nossos bombeiros, estão tomando todos os cuidados quanto a isso. 64 policiais militares do nosso estado foram vitimados, é uma informação triste, mas desejamos que não venha mais ter nenhum óbito de nossos policiais militares", concluiu.

O novo comandante do 2º GBM, tenente-coronel Adriano Bertulino, já teve passagem por Feira de Santana e atualmente fazia parte do grupamento de Alagoinhas. Retornando para a cidade natal, o novo comandante afirmou que toda trajetória profissional faz ter um próprio reconhecimento de todo período, servindo à sociedade.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

"Esse momento tem uma grande importância na minha vida, porque eu iniciei minha carreira na Polícia Militar em 96 e logo fiz o curso para sargento bombeiro. Comandei o 19º GBM de Alagoinhas e hoje retorno para minha cidade sendo comandante do 2º GBM. Tenho certeza que os obstáculos sempre existirão, até porque nenhuma gestão é feita com facilidade, mas aqui iremos superar todas as dificuldades porque temos uma equipe com excelência e tudo isso em prol da comunidade, levar a segurança no que compete ao combate de incêndio e pânico, não só para Feira de Santana, mas em todos os outros 42 municípios que fazem parte da nossa cobertura de responsabilidade", afirmou ao Acorda Cidade.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Operação apreende 11 aparelhos de som por perturbação do sossego em Feira de Santana
Feira de Santana

Operação apreende 11 aparelhos de som por perturbação do sossego em Feira de Santana

De acordo com o chefe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente, Camilo Cerqueira, os paredões foram a...

Manifestação contra fiscalização por videomonitoramento será realizada em Feira de Santana
Feira de Santana

Manifestação contra fiscalização por videomonitoramento será realizada em Feira de Santana

Pedro Cícero também relatou que um grupo de WhatsApp foi criado para impulsionar a manifestação, e pediu o...

Projeto oferece pigmentação gratuita do seio a mulheres que tiveram câncer de mama em Feira de Santana
Outubro Rosa

Projeto oferece pigmentação gratuita do seio a mulheres que tiveram câncer de mama em Feira de Santana

O tatuador Daniel Fernandes é o responsável pelo Projeto Rosas.

Vídeo

Princípio de incêndio atinge distribuidora de produtos automotivos na Rua Cristóvão Barreto Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta terça-feira 19.10:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram