Feira de Santana

Coordenadora da Estação Climatológica explica forte calor em Feira de Santana: 'Está sendo excepcional'

Março está quente e seco, com umidade do ar muito baixa e isso provoca dificuldade de respirar e desconforto térmico para as pessoas.

18/03/2021 às 06h56, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Feira de Santana vem enfrentando uma onda de forte calor. As temperaturas estão variando em torno dos 37 graus, no entanto a sensação térmica chega a quase 40 graus em alguns horários.

De acordo com a coordenadora da Estação Climatológica da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Rosângela Leal, a cidade realmente está com uma onda de calor muito grande, o que não é comum.

“Nos últimos dois anos está havendo uma certa alteração. O mês mais quente que, geralmente, é o mês de janeiro, não está tão quente, inclusive está chovendo, algo que não acontecia. E nós estamos querendo saber se está acontecendo alguma mudança no clima, principalmente em relação às chuvas e temperaturas, ou se é apenas uma onda, uma sazonalidade de alguns anos.”

Rosângela Leal | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Conforme Rosângela Leal, março está quente e seco, com umidade do ar muito baixa e isso provoca dificuldade de respirar e desconforto térmico para as pessoas.

“Esse ano está sendo excepcional. As temperaturas estão em torno de 36 a 37 graus, que são temperaturas muito altas para esse período do ano. Nós acreditamos que é apenas uma anomalia que está acontecendo esse ano e que isso não se repita. O nosso período de chuva está chegando. A tendência é as temperaturas baixarem em direção ao final do mês, pois nós já vamos chegar no nosso período chuvoso, nosso outono”, explicou Leal durante entrevista ao Acorda Cidade.

A coordenadora da estação climatológica explicou ainda que a sensação térmica é um balanço entre a temperatura e a umidade do ar, e os horários mais quentes do dia geralmente são mais cedo e não está chovendo, o ar fica com baixa umidade e dá essa sensação de grande desconforto no corpo.

“Estamos bebendo muita água, sentindo muita sede, porque a pessoa tende a perder água quando o clima está muito seco. Está tão seco que parece que você não sua, está perdendo água sem sentir. A nossa expectativa é que essa massa de ar quente na região se dissipe, a tendência é se dissipar mesmo, porque a quantidade de radiação solar já está diminuindo, pelo próprio movimento da terra ao redor do sol. O calor está menor, porque a gente está saindo do período do solstício, que é quando nós recebemos a maior quantidade de radiação solar e estamos indo para o período do equinócio, que é quando recebemos uma menor quantidade de radiação e recebemos o mínimo no inverno.”

Ela acrescentou que mesmo durante o dia a temperatura atinge até 37 graus, à noite essas temperaturas caem.

“Pelos cálculos a temperatura média está em torno de 26 graus. Nossa expectativa é que chova, mas nosso período de chuva geralmente é no mês de abril, mas podemos ter eventualmente pancadas de chuva no mês de março, apesar desse mês não ser o período de chuva na nossa região. Porém, pode haver pancadas.”

Leia TambémVentilador e muita água: feirenses buscam alternativas para enfrentar as altas temperaturas

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade