Acorda Cidade - Dilton Coutinho

25 de Setembro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Feira de Santana

Todas as notícias
Publicado em 18/03/2021 06h56.

Coordenadora da Estação Climatológica explica forte calor em Feira de Santana: 'Está sendo excepcional'

Março está quente e seco, com umidade do ar muito baixa e isso provoca dificuldade de respirar e desconforto térmico para as pessoas.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Coordenadora da Estação Climatológica explica forte calor em Feira de Santana: 'Está sendo excepcional'
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Laiane Cruz

Feira de Santana vem enfrentando uma onda de forte calor. As temperaturas estão variando em torno dos 37 graus, no entanto a sensação térmica chega a quase 40 graus em alguns horários.

De acordo com a coordenadora da Estação Climatológica da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Rosângela Leal, a cidade realmente está com uma onda de calor muito grande, o que não é comum.

“Nos últimos dois anos está havendo uma certa alteração. O mês mais quente que, geralmente, é o mês de janeiro, não está tão quente, inclusive está chovendo, algo que não acontecia. E nós estamos querendo saber se está acontecendo alguma mudança no clima, principalmente em relação às chuvas e temperaturas, ou se é apenas uma onda, uma sazonalidade de alguns anos.”

Rosângela Leal | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Conforme Rosângela Leal, março está quente e seco, com umidade do ar muito baixa e isso provoca dificuldade de respirar e desconforto térmico para as pessoas.

“Esse ano está sendo excepcional. As temperaturas estão em torno de 36 a 37 graus, que são temperaturas muito altas para esse período do ano. Nós acreditamos que é apenas uma anomalia que está acontecendo esse ano e que isso não se repita. O nosso período de chuva está chegando. A tendência é as temperaturas baixarem em direção ao final do mês, pois nós já vamos chegar no nosso período chuvoso, nosso outono”, explicou Leal durante entrevista ao Acorda Cidade.

A coordenadora da estação climatológica explicou ainda que a sensação térmica é um balanço entre a temperatura e a umidade do ar, e os horários mais quentes do dia geralmente são mais cedo e não está chovendo, o ar fica com baixa umidade e dá essa sensação de grande desconforto no corpo.

“Estamos bebendo muita água, sentindo muita sede, porque a pessoa tende a perder água quando o clima está muito seco. Está tão seco que parece que você não sua, está perdendo água sem sentir. A nossa expectativa é que essa massa de ar quente na região se dissipe, a tendência é se dissipar mesmo, porque a quantidade de radiação solar já está diminuindo, pelo próprio movimento da terra ao redor do sol. O calor está menor, porque a gente está saindo do período do solstício, que é quando nós recebemos a maior quantidade de radiação solar e estamos indo para o período do equinócio, que é quando recebemos uma menor quantidade de radiação e recebemos o mínimo no inverno.”

Ela acrescentou que mesmo durante o dia a temperatura atinge até 37 graus, à noite essas temperaturas caem.

“Pelos cálculos a temperatura média está em torno de 26 graus. Nossa expectativa é que chova, mas nosso período de chuva geralmente é no mês de abril, mas podemos ter eventualmente pancadas de chuva no mês de março, apesar desse mês não ser o período de chuva na nossa região. Porém, pode haver pancadas.”

Leia TambémVentilador e muita água: feirenses buscam alternativas para enfrentar as altas temperaturas

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Decreto autoriza Guarda Municipal a fiscalizar o trânsito em Feira de Santana
Feira de Santana

Decreto autoriza Guarda Municipal a fiscalizar o trânsito em Feira de Santana

Medida é resultado de um acordo de cooperação Técnica firmado com a Superintendência Municipal de Trânsi...

Obra de duplicação do viaduto da Fraga Maia chega a 90 por cento
Feira de Santana

Obra de duplicação do viaduto da Fraga Maia chega a 90 por cento

Pistas deverão ser liberadas ao tráfego até 15 de outubro

Vídeo

Moradores da Rua Tupinambá reclamam de buraqueira e falta de drenagem Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta sexta-feira 24.09:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram