Feira de Santana

Observatório Antares comemora meio século de fundação com série de atividades

A primeira atividade, iniciada hoje (16), consiste na divulgação de um trecho da ata de criação da entidade.

16/03/2021 às 16h21, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Para comemorar as cinco décadas de funcionamento e contribuição para o ensino, pesquisa e também para divulgação da ciência, foram produzidas ações virtuais para contemplar os públicos com segurança em meio ao isolamento social. A primeira atividade, iniciada hoje (16), consiste na divulgação de um trecho da ata de criação da entidade, o documento está disponível no link https://www.instagram.com/p/CMeqoTWBCrK/.

Com título “Meio século de história: a importância do Antares no cenário Feirense”, ocorre hoje, às 18h30, a live com participação da professora Vera Martin, diretora do Observatório Astronômico Antares (OAA), Lise Souza, museóloga do OAA e Wíllivan do Carmo, mestrando em História Uefs. O endereço da atividade é https://www.instagram.com/observatorioantares/.

As celebrações continuam através de publicações de fotos antigas e vídeos com relatos sobre a relevância do local nas vidas das pessoas até 25 de setembro, outra data emblemática para o Observatório Antares por ser o dia de lançamento do estatuto e da inauguração oficial.

Ora (direis) ouvir estrelas! Certo, não perdeste o senso. Pois pesquisar, e por que não auscultar, corpos celestes como estrelas, planetas, cometas, nebulosas, galáxias e fenômenos que se originam fora da atmosfera da Terra. Bem como estudar a física, a química, a formação e o desenvolvimento do universo compõem o leque de possibilidades do ramo da astronomia. Em Feira de Santana, há 50 anos nascia o Observatório Astronômico Antares por meio de ata, fruto da reunião de personalidades feirenses autodenominadas amadoras em astronomia e interessadas no novo empreendimento.

Em 1992 a entidade foi integrada a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), com a condição de Unidade de Desenvolvimento Organizacional, ligada diretamente à administração superior da instituição de ensino.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade