Acorda Cidade - Dilton Coutinho

18 de Setembro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Educação

Todas as notícias
Publicado em 15/03/2021 12h48.

Ano letivo da rede estadual de ensino é iniciado na Bahia

A aula inaugural funcionou como um momento de os estudantes terem acesso a informações adicionais sobre o ano letivo.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Ano letivo da rede estadual de ensino é iniciado na Bahia
Foto: Carol Garcia/GOV-BA

Acorda Cidade

O ano letivo continnum pedagógico 2020/2021 da rede estadual de ensino foi iniciado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), na manhã desta segunda-feira (15). Com a participação do governador Rui Costa e de alunos, professores e gestores da comunidade escolar baiana, uma aula inaugural transmitida pelo canal Educa Bahia (TV e internet), marcou a retomada das atividades, que, inicialmente, se dará apenas de modo remoto, em função do agravamento da pandemia da Covid-19.

“Quero pedir a todos, alunos, professores e gestores, que busquem fé em Deus, que busquem energia e dedicação, assim como demonstraram os profissionais da saúde e de segurança ao longo do último ano, neste retorno das atividades letivas. Além do início das aulas, temos a retomada do Mais Estudo, o programa de monitoria que vai beneficiar 52 mil alunos com bolsa, para impulsionar o processo de aprendizagem nesse momento que estamos vivendo. Educação é o que transforma a vida das pessoas”, disse o governador.

Mediada pelo jornalista e apresentador da TVE Raoni Oliveira, a aula inaugural funcionou como um momento de acolhimento e também uma oportunidade de os estudantes terem acesso a informações adicionais sobre as atividades pedagógicas que serão desenvolvidas no ano letivo 2020/2021, bem como os recursos tecnológicos que serão adotados, o que assegurou que o direito à educação fosse exercido por todos os cerca de 800 mil alunos da rede.

“Hoje, dia 15 de março, é o nosso retorno. Toda a rede está alegre, embalada e preparada. Quem tem acesso a internert, vai contar com salas virtuais com aulas, vídeos, cadernos orientadores e livros didáticos virtuais. Quem não tem acesso poderá ir à escola, de forma programada, para evitar aglomerações, pegar um kit com amplo material didático, retornar com as atividades respondidas e pegar um novo kit. Essa é a forma remota. Tão logo as condições permitirem, iniciaremos a fase híbrida, com tempo em casa e tempo na escola”, detalhou o titular da SEC, Jerônimo Rodrigues.

Expectativa

Os alunos estavam ansiosos pelo retorno das atividades. Um deles é Melquisedeque da Silva, aluno do Colégio Estadual Baden Powell, em Eunápolis. “As minhas expectativas são as melhores para esse retorno às aulas, ainda que de forma remota, já que o momento pede, para que a gente não crie aglomerações”.

Quem também está animado é Ronildo Borges, morador da comunidade quilombola Agreste, em Tremedal. “Estamos há praticamente um ano parados, por isso estava muito ansioso por este retorno. Vamos ter algumas dificuldades, principalmente em comunidades remanescentes de quilombo, que geralmente são distantes da sede, mas sabemos que este é um grande avanço, pois não poderíamos perder mais tempo e também teremos acesso a material impresso, além do virtual”, celebrou.

Antes deste início, os professores e gestores participaram da Jornada Pedagógica Paulo Freire, que foi realizada virtualmente entre 8 e 12 de março, com o objetivo de concluir o planejamento pedagógico do ano letivo continuum 2020/21 que havia sido iniciado na pré-jornada pedagógica, ocorrida na semana anterior. O ano letivo 2020/2021 está previsto para ser finalizado ainda este ano, mais precisamente em 29 de dezembro.

O canal Educa Bahia está com o sinal aberto e disponível em diversos municípios de todos os 27 Territórios de Identidade. O canal ficará 24 horas no ar, todos os dias, para que os estudantes possam contar com uma programação qualificada, que contempla os componentes curriculares do Ensino Médio referenciados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

MEC autoriza escolas a usarem verbas do PDDE para aulas presenciais
Brasil

MEC autoriza escolas a usarem verbas do PDDE para aulas presenciais

Escolas poderão utilizar o dinheiro para medidas sanitárias.

Estado destina R$ 71,1 milhões para a construção de mais sete escolas de Educação em Tempo Integral
Bahia

Estado destina R$ 71,1 milhões para a construção de mais sete escolas de Educação em Tempo Integral

A Secretaria da Educação do Estado iniciou a implantação da Educação Integral em 2014 e a meta é atende...

Educação

MEC estuda criação da primeira universidade federal digital do país

O objetivo é ampliar o acesso à rede pública federal de ensino

Vídeo

Moradores do povoado Santa Quitéria realizam protesto contra construção de muro de condomínio Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta sexta-feira 17.09:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram