Acorda Cidade - Dilton Coutinho

25 de Setembro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Concursos

Todas as notícias
Publicado em 13/03/2021 10h35.

Neojiba doa tablets para jovens acompanhar as atividades do programa

Eles poderão acompanhar com mais qualidade e conforto as atividades online do programa, mantendo a rotina de estudos em casa.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Neojiba doa tablets para jovens acompanhar as atividades do programa
Foto: Divulgação/Neojiba

Acorda Cidade

O Neojiba, programa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), entregou agora, no início de março, 83 tablets para integrantes que não tinham acesso a dispositivos eletrônicos. Eles poderão acompanhar com mais qualidade e conforto as atividades online do programa, mantendo a rotina de estudos em casa.

“A pandemia nos trouxe uma série de desafios e manter os meninos nas aulas, ensaios e atividades do Neojiba é um deles. Por isso, disponibilizamos os equipamentos. O nosso esforço é para promover a inclusão digital e continuar desenvolvendo esse trabalho de desenvolvimento social. Por meio do Neojiba, crianças e jovens em vulnerabilidade social encontram oportunidade, descobrem um novo mundo. Esse é um Programa que orgulha o Governo do Estado e toda a Bahia”, comentou o secretário Carlos Martins, titular da SJDHDS.

Dos 83 tablets, 43 foram adquiridos com recursos do governo do Estado pelo Instituto de Desenvolvimento Social pela Música (IDSM), organização social responsável pela gestão do Neojiba, e cedidos para os integrantes de núcleos de Salvador. Os demais foram patrocinados pela Solar Coca-Cola e doados aos integrantes dos núcleos no interior do Estado (Feira de Santana, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Simões Filho e Jequié) e de Salvador (Núcleo Central Neojiba, na Liberdade, e o Núcleo de Prática Musical em Pirajá).

Evelyn Nascimento, do Núcleo Cidade Sol, em Jequié, dependia do celular da mãe, que nem sempre estava em casa, para acompanhar as atividades do programa. "O tablet vai ser muito importante, pois com ele tenho a certeza de que vou assistir às aulas e fazer os vídeos todos certinhos, sem ficar com medo de a chamada cair, ou do microfone falhar. Tenho certeza de que vai dar tudo certo".

O Neojiba está adotando estratégias para promover a inclusão digital desde março do ano passado, quando as atividades presenciais foram suspensas em cumprimento às determinações de distanciamento social.

Em 2020, foram disponibilizados 40 celulares e tablets, doados pela família do professor Manoel de Barros Sobrinho, presidente do Conselho do IDSM. Mais de 200 integrantes também contaram com auxílio para compra de pacotes de internet, numa ação patrocinada pela PetroRio. Já os vizinhos dos núcleos puderam acessar gratuitamente as redes wi-fi do Neojiba, que foram compartilhadas.

Este ano, as atividades online foram retomadas no início de fevereiro (8/2) para os 1970 crianças, adolescentes e jovens atendidos diretamente pelo programa. Em 2020, foram realizadas mais de 17 mil horas de aulas e mais de 70 encontros, aulas e masterclasses com artistas renomados, do Brasil e do exterior. O programa também ofereceu quase 7 mil atividades de orientações e atendimentos psicossociais e promoveu 61 apresentações musicais, transmitidas pelas redes sociais do Neojiba.

Criado em 2007, o Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 13 anos, o Neojiba atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Inscrições para concurso da Caixa para PCD terminam nesta segunda; veja dicas
Concurso Público

Inscrições para concurso da Caixa para PCD terminam nesta segunda; veja dicas

Banco oferece mil vagas exclusivas para pessoas com deficiência

UFRB inscreve interessados em cinco mestrados com oferta de 85 vagas
ufrb

UFRB inscreve interessados em cinco mestrados com oferta de 85 vagas

As inscrições dos interessados acontecem por meio digital, no Sistema Integrado de Atividades Acadêmicas (S...

Funceb abre vagas para processo seletivo simplificado Reda
Concursos

Funceb abre vagas para processo seletivo simplificado Reda

O Processo Seletivo Simplificado será realizado em uma única etapa, Avaliação Curricular, de caráter elim...

Vídeo

Moradores da Rua Tupinambá reclamam de buraqueira e falta de drenagem Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta sexta-feira 24.09:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram