Acorda Cidade - Dilton Coutinho

19 de Outubro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Ciência e Tecnologia

Todas as notícias
Publicado em 07/03/2021 07h24.

Febrace 2021: Bahia tem 31 projetos finalistas na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

A 19ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, que começa no dia 15/3, teve cerca de 1.250 projetos inscritos, submetidos por mais de 4 mil estudantes. Nem a pandemia da Covid-19 foi capaz de desestimular o interesse dos jovens cientistas.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra

Acorda Cidade

A 19ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que acontece entre 15 de 26 de março, terá 345 projetos finalistas em exposição na Plataforma Febrace Virtual, por onde também serão transmitidas palestras e lives com especialistas e autoridades. Os projetos foram desenvolvidos por 716 estudantes de 295 escolas do ensino fundamental, médio e técnico de todo o País, com a participação de 482 professores, que atuaram como orientadores dos projetos. No total, foram cerca de 1.250 projetos inscritos, submetidos por mais de 4 mil estudantes, diretamente ou por meio de uma das 75 feiras afiliadas. Os projetos finalistas serão julgados e premiados pela criatividade e rigor científico. A cerimônia de premiação será no dia 27/3 com transmissão pelo Youtube.

"O número significativo de projetos inscritos nesta edição - atípica por causa da pandemia - mostra a importância da FEBRACE como uma iniciativa capaz de estimular o interesse dos jovens pela área científica", destaca a coordenadora geral da mostra, Roseli de Deus Lopes, professora da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). "Os estudantes tiveram de superar as diversas dificuldades causadas pela pandemia para concluir seus projetos, sem que isso afetasse a qualidade dos trabalhos", acrescenta.

Plataforma Virtual - Segundo ela, a Plataforma Virtual deste ano está muito mais atraente e interativa. No hall de entrada, os visitantes poderão acessar, em um mesmo espaço, todas as atividades da Febrace. Poderão assistir palestras e lives; visitar a mostra dos projetos, votar no preferido e deixar comentários; conhecer os estandes dos patrocinadores e até tirar foto para guardar de recordação.

Um dos destaques da programação é a live Educação, Ciência e Inovação: os desafios deste século, no dia 16/3, das 16 às 17 horas, com a participação de representantes do Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Na edição anterior, a Febrce foi organizada para ser realizada presencialmente, em um centro de convenções, na Capital Paulista. Com início da pandemia, o evento teve que ser reformulado para o formato online, mas as regras se mantiveram iguais desde então. Os projetos continuam a ser julgados com o mesmo rigor por professores universitários e especialistas, que fazem a avaliação a distância, em teleconferências fechadas. Os autores dos melhores projetos, nas diversas categorias, ganham troféus, medalhas, bolsas e estágios, num total aproximado de 300 prêmios e oportunidades no Brasil e no exterior. Também são selecionados nove projetos para concorrer na Regeneron ISEF 2021 - a maior feira internacional do gênero, que ocorrerá de 16 a 21 de maio.

Serviço:

Conheça os finalistas no site da FEBRACE
Visite a FEBRACE pela Plataforma Virtual (15 a 26/3)
Acompanhe a cerimônia de premiação pelo Youtube da FEBRACE (27/3, a partir das 15h)

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Ideias inovadoras para setores de serviços básicos serão premiadas em competição
Ciência e Tecnologia

Ideias inovadoras para setores de serviços básicos serão premiadas em competição

Podem participar Hackathon Start estudantes de graduação; inscrição vai até o dia 31/10

Ciência

Medicamento da AstraZeneca reduz mortes e casos graves de covid-19

Coquetel de drogas experimentais ainda está em fase de teste

Ferramenta que utiliza Inteligência Artificial busca otimizar processos de seleção e contratação de estagiários
Feira de Santana

Ferramenta que utiliza Inteligência Artificial busca otimizar processos de seleção e contratação de estagiários

De acordo com um dos criadores e Ceo da plataforma Ana Job, o projeto já conta com a adesão de 55 empresas n...

Vídeo

Princípio de incêndio atinge distribuidora de produtos automotivos na Rua Cristóvão Barreto Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta segunda-feira 18.10:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram