Acorda Cidade - Dilton Coutinho

25 de Setembro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Ciência e Tecnologia

Todas as notícias
Publicado em 07/03/2021 07h24.

Febrace 2021: Bahia tem 31 projetos finalistas na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

A 19ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, que começa no dia 15/3, teve cerca de 1.250 projetos inscritos, submetidos por mais de 4 mil estudantes. Nem a pandemia da Covid-19 foi capaz de desestimular o interesse dos jovens cientistas.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra

Acorda Cidade

A 19ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que acontece entre 15 de 26 de março, terá 345 projetos finalistas em exposição na Plataforma Febrace Virtual, por onde também serão transmitidas palestras e lives com especialistas e autoridades. Os projetos foram desenvolvidos por 716 estudantes de 295 escolas do ensino fundamental, médio e técnico de todo o País, com a participação de 482 professores, que atuaram como orientadores dos projetos. No total, foram cerca de 1.250 projetos inscritos, submetidos por mais de 4 mil estudantes, diretamente ou por meio de uma das 75 feiras afiliadas. Os projetos finalistas serão julgados e premiados pela criatividade e rigor científico. A cerimônia de premiação será no dia 27/3 com transmissão pelo Youtube.

"O número significativo de projetos inscritos nesta edição - atípica por causa da pandemia - mostra a importância da FEBRACE como uma iniciativa capaz de estimular o interesse dos jovens pela área científica", destaca a coordenadora geral da mostra, Roseli de Deus Lopes, professora da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). "Os estudantes tiveram de superar as diversas dificuldades causadas pela pandemia para concluir seus projetos, sem que isso afetasse a qualidade dos trabalhos", acrescenta.

Plataforma Virtual - Segundo ela, a Plataforma Virtual deste ano está muito mais atraente e interativa. No hall de entrada, os visitantes poderão acessar, em um mesmo espaço, todas as atividades da Febrace. Poderão assistir palestras e lives; visitar a mostra dos projetos, votar no preferido e deixar comentários; conhecer os estandes dos patrocinadores e até tirar foto para guardar de recordação.

Um dos destaques da programação é a live Educação, Ciência e Inovação: os desafios deste século, no dia 16/3, das 16 às 17 horas, com a participação de representantes do Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Na edição anterior, a Febrce foi organizada para ser realizada presencialmente, em um centro de convenções, na Capital Paulista. Com início da pandemia, o evento teve que ser reformulado para o formato online, mas as regras se mantiveram iguais desde então. Os projetos continuam a ser julgados com o mesmo rigor por professores universitários e especialistas, que fazem a avaliação a distância, em teleconferências fechadas. Os autores dos melhores projetos, nas diversas categorias, ganham troféus, medalhas, bolsas e estágios, num total aproximado de 300 prêmios e oportunidades no Brasil e no exterior. Também são selecionados nove projetos para concorrer na Regeneron ISEF 2021 - a maior feira internacional do gênero, que ocorrerá de 16 a 21 de maio.

Serviço:

Conheça os finalistas no site da FEBRACE
Visite a FEBRACE pela Plataforma Virtual (15 a 26/3)
Acompanhe a cerimônia de premiação pelo Youtube da FEBRACE (27/3, a partir das 15h)

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Fapesb aprova R$ 2 milhões para investimento em projetos no semiárido baiano
Bahia

Fapesb aprova R$ 2 milhões para investimento em projetos no semiárido baiano

A seleção dos projetos reforça políticas públicas de convivência com o semiárido.

Brasil está em 57º lugar no ranking mundial de inovação
Inovação

Brasil está em 57º lugar no ranking mundial de inovação

Produtividade no trabalho e gastos com software impulsionaram alta

Projeto oferece curso gratuito sobre instalação de sistemas fotovoltaicos
Energia Solar

Projeto oferece curso gratuito sobre instalação de sistemas fotovoltaicos

Realizado em veículo equipado com energia solar, o curso vai beneficiar 48 pessoas; o Road Show estará na ci...

Vídeo

Moradores da Rua Tupinambá reclamam de buraqueira e falta de drenagem Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta sexta-feira 24.09:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram