Acorda Cidade - Dilton Coutinho

17 de Abril de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Agenda Cultural

Todas as notícias
Publicado em 03/03/2021 16h42.

Feira de Santana negra é tema de exposição de artes

A Exposição Virtual FEIREN(SI) traz as obras do artista local Igor Rodrigues, que podem ser vistas entre os dias 1º de março e 10 de abril.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Feira de Santana negra é tema de exposição de artes
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

A Exposição Virtual "FEIREN(SI)" está sendo realizada desde o dia 1º de março e segue até o dia 10 de abril. O trabalho reúne um conjunto de obras do artista Igor Rodrigues que se referem ao (re)conhecimento da história da cidade de Feira de Santana, evocando um diálogo atual e pertinente sobre o apagamento da população negra na história conhecida popularmente. Por meio de características que aproximam o surrealismo e o hiperrealismo, o artista utiliza a técnica contemporânea da pintura digital, na qual desenvolve uma pesquisa há mais de 10 anos, utilizando o mouse o programa Adobe Photoshop. Nesse processo, toda a obra é desenhada e pintada digitalmente e impressa como uma pintura.

São abordados momentos históricos da cidade, como seu surgimento a partir da criação de gado, a importância dos viajantes e do comércio na sua formação; apresenta personagens marcantes, como Julieta Carteado, Nossa Senhora Santana, além de homenagear Maria Quitéria e Georgina Erismann; também enaltece monumentos como a Caixa D’água do Tomba e o Anel de Contorno; traz títulos como “Cidade Princesa”, “Princesa do Sertão” e “Cidade Trabalho”; mostra a importância dos feirantes na formação da cidade entre outros. Assim, apresenta uma sátira ao imaginário sobre a história de Feira de Santana, problematizando o apagamento das pessoas negras no que é contado popularmente sobre a história da cidade.

Foto: Divulgação

A Exposição Virtual FEIREN(SI) tem apoio financeiro da Prefeitura de Feira de Santana através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer via Lei Aldir Blanc, direcionado pela Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

O Projeto FEIREN(SI)

O projeto FEIREN(SI) foi desenvolvido no período de 2019/2020 e surgiu a partir do desejo do artista em reimaginar a história da cidade de Feira de Santana, na tentativa de encontrar uma maneira de se sentir representado. Cinco obras foram apresentadas em 2019, no Instagram do artista (@atelieigorrodrigues) em formato de mostra virtual intitulada (SI)NESTESIA, onde o artista convidou cinco feirenses para verem as obras e falarem suas impressões sobre elas, relacionando-as ao que conheciam sobre Feira. A exposição “FEIREN(SI)” seria apresentada, em formato físico, no Museu Casa do Sertão em março de 2020, mas não ocorreu por falta de recursos e do advento da pandemia. Além disso, o projeto foi premiado no ano de 2020 no Prêmio Funarte RespirArte, na categoria de Artes Visuais, em um vídeo que narra a história de Feira através das obras, e também foi selecionado como Projeto Suplente no Prêmio de Desenvolvimento e
Cultura Local 2020, na cidade de Feira de Santana.

Serviço:

O quê: Exposição Virtual FEIREN(SI)

Quando: 1º de março a 10 de abril

Local: Site: http://www.feirensi.com

Aberto ao público

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

'Tarde Sem Reservas' promove momento de oração e louvor neste sábado (17)
Agenda Cultural

'Tarde Sem Reservas' promove momento de oração e louvor neste sábado (17)

O grupo Recomeçar integra a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, localizada no bairro Serraria Brasil em Feira d...

Banda Flashback realiza live especial neste sábado (17)
Agenda Cultural

Banda Flashback realiza live especial neste sábado (17)

O link do show será enviado no dia 16 de abril. Mais informações através do número (75) 98122-6159.

Sarau de Quintal Virtual homenageia a poesia feminina feirense
Feira de Santana

Sarau de Quintal Virtual homenageia a poesia feminina feirense

Projeto traz como tema 'O universo feminino e sua pluralidade'.

Vídeo

Idosos e acompanhantes se aglomeram em fila de vacina na UBS do Dispensário Santana Veja mais Vídeos ›

Facebook

Instagram