Acorda Cidade - Dilton Coutinho

25 de Setembro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Cultura

Todas as notícias
Publicado em 03/03/2021 14h41.

'Circo Sonoro' projeto reúne jovens artistas circenses do Nucca e o multi instrumentalista Zé das Congas

A primeira atividade do Projeto, as Oficinas de Experimentação Musical e Práticas Circenses com Malabares e Equilíbrio serão realizadas, através de vídeo aulas de Circo e Música.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
'Circo Sonoro' projeto reúne jovens artistas circenses do Nucca e o  multi instrumentalista Zé das  Congas
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

O Projeto “Circo Sonoro”, selecionado através da Lei Aldir Blanc promoverá ações formativas, por meio de Oficinas de Experimentação Musical e Práticas Circenses com Malabares e Equilíbrio que será ministrada pelos artistas arte-educadores do Grupo NUCCA - Núcleo de Artistas Circenses e a parte musical ministrada pelo Mestre Zé das Congas, profissional que reúne longos anos de experiência em práticas musicais, através da percussão com utilização de materiais recicláveis.

A primeira atividade do Projeto, as Oficinas de Experimentação Musical e Práticas Circenses com Malabares e Equilíbrio serão realizadas, através de vídeo aulas de Circo e Música. As vídeo-aulas de Circo irão proporcionar aos participantes o contato com malabarismos e equilibrismo de forma divertida a partir da confecção de materiais que podemos ter em nossa própria casa. Na vídeo-aula de Música a proposta é desenvolver os sons presentes no corpo e no ambiente, além da demonstração da atividade de construção de instrumentos de percussão a partir de materiais reciclados, técnica desenvolvida pelo Mestre da cultura popular Zé das Congas que traz de forma singular a possibilidade de transformar o que seria lixo em arte.

As oficinas serão gratuitas e as inscrições podem ser feitas pela internet no período de 15 a 18/03/2021, através de formulário específico no Google com limite de vagas de até 25 (vinte e cinco) pessoas, tendo como público alvo crianças e jovens entre 09 a 18 anos e crianças menores a partir de 05 anos acompanhadas dos responsáveis e demais interessados, mediante a disponibilidade de vagas. As oficinas serão realizadas no dia 19 de março a partir das 14h30 através do Google Meet.

O Projeto prevê ainda como resultado a realização do espetáculo "Circo Sonoro - Misturaê" que será construído a partir das oficinas e troca de experiências, unindo as duas linguagens, o Circo e a Musica. O espetáculo será apresentado pelos artistas do Grupo NUCCA, envolvendo técnicas de malabares, equilíbrio em perna de pau e acrobacias, com trilha musical original concebida e assinada pelo Mestre em sons e ritmos, Zé das Congas, um artista nato que busca extrair sons no cotidiano com elementos simples e até improváveis, mas que produzem uma sonoridade incrível, o ponto chave do seu trabalho.

O Grupo NUCCA é formado por jovens multiplicadores da arte circense em Feira de Santana - BA com idade entre 18 e 24 anos e que vem estudando e desenvolvendo as suas práticas no circo desde os 12 anos de idade, através do Ponto de Cultura - Cultura Mais Circo. Esse encontro entre os jovens artistas do NUCCA e o seu professor e Mestre Zé das Congas tem como propósito a produção autoral de um espetáculo que traz a mistura como base para a compreensão da diversidade, um trabalho com grande potencial que vem revelar e valorizar os artistas de Feira de Santana. A apresentação do espetáculo “Circo Sonoro - Misturaê”, marcando a culminância do Projeto, será realizada de forma virtual em uma data muito especial, dia 27 de março (Dia Mundial do Teatro e do Circo), às 17h, com transmissão pelo Facebook Vivi Braz e publicado posteriormente na página do N.U.C.A no Instagram.

O Projeto tem apoio financeiro da Prefeitura de Feira de Santana através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer via Lei Aldir Blanc, direcionado pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do
Turismo, Governo Federal.

SERVIÇO: “CIRCO SONORO” - Projeto que reúne os Jovens Artistas Circenses do Nucca e o Multi Instrumentista Zé Das Congas

ATIVIDADE 01 - OFICINAS DE EXPERIMENTAÇÃO MUSICAL E PRÁTICAS CIRCENSES COM MALABARES E EQUILÍBRIO
DIA: 19/03/2021
HORÁRIO: A partir da 14h30
PÚBLICO ALVO: Crianças e jovens entre 09 a 18 anos e crianças menores a partir de 05 anos acompanhadas dos responsáveis e demais interessados, mediante a disponibilidade de vagas.
LIMITE DE VAGAS: 25 (vinte e cinco) pessoas.
INSCRIÇÕES: De 15 a 18/03/21 -
PLATAFORMA DOS ENCONTROS: Google Meet
ACESSO: Gratuito, através da internet


ATIVIDADE 02 - ESPETÁCULO "CIRCO SONORO - MISTURAÊ"

DIA: 27/03/2021
HORÁRIO: 17h
LOCAL: Transmissão pelo Facebook Vivi Braz e publicado posteriormente na página do N.U.C.A no Instagram
ACESSO: Gratuito, através da internet


INFORMAÇÕES: (75) 3491-8992 (fixo e WhatsApp)

 

 


 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Cultura

Rede de Museus da Uefs divulga resultado do Concurso de Cordel

Concurso reuniu poetas de diversos municípios baianos.

Dicas de Livro

Paulo Freire: 4 obras para conhecer o trabalho do educador

Disal convida leitores para uma viagem no tempo, na história, no trabalho e legado de um dos maiores nomes da...

Após acidente grave, morador da Matinha lança livro sobre história de superação na Flifs
Cultura

Após acidente grave, morador da Matinha lança livro sobre história de superação na Flifs

Em entrevista ao Acorda Cidade, Adenilton do Carmo Fernandez, que trabalha como repositor de supermercado, fal...

Vídeo

Moradores da Rua Tupinambá reclamam de buraqueira e falta de drenagem Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta sexta-feira 24.09:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram