Feira de Santana

Laboratório identifica aumento por procura de exames para detecção de covid-19

Cerca de 20 a 30% dos pacientes que buscam realizar o exame, são jovens.

03/03/2021 às 06h33, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Nos últimos três dias do mês de fevereiro, o município de Feira de Santana registrou 335 novos casos para a Covid-19. Além do aumento de casos positivos na cidade, a ocupação dos leitos clínicos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) também estão em sua capacidade máxima.

Reflexo disso, é o aumento também das buscas dos pacientes para realizar novos exames para detecção do vírus. Em entrevista ao Acorda Cidade, o bioquímico Marcus Machado informou que houve um aumento considerável, comparado há uma semana.

"Nós tivemos um aumento considerável comparando-se há pelo menos uma semana ou 10 dias atrás e nós observamos que há uma procura grande dos pacientes para a realização do exame RT-PCR, assim como o aumento da positividade dos testes. Hoje estamos chegando na casa dos 30 a 35% dos testes positivos, o que até uns 15 dias atrás, isso estava na casa de 15 a 20%. Isso preocupa bastante porque praticamente duplicou a positividade dos pacientes", explicou.

Atualmente o laboratório está realizando cerca de 200 exames por dia, segundo Marcus Machado, neste final do mês de fevereiro, a procura foi bem intensificada.

"Hoje estamos retornando para a casa dos 200 pacientes atendidos por dia, um número bem maior do que estávamos atendendo semanas atrás, praticamente a metade, então na última semana, acredito que tivemos um aumento de 100% na realização desses exames. Estes pacientes apresentam perfis muito variáveis, tanto assintomáticos, quanto aquelas pessoas que tiveram contato com pessoas que testaram positivo", destacou o bioquímico.

Cerca de 20 a 30% dos pacientes que buscam realizar o exame, são jovens. De acordo com Marcus Machado, logo no início da pandemia, a procura era realizada por pessoas de meia-idade, mas hoje, observa-se que existe uma igualdade na faixa etária.

"Logo no início da pandemia, havia uma procura muito maior por pessoas de meia-idade ou uma faixa etária maior, mas observamos hoje que existe uma igualdade e entre 20 a 30%, são jovens vindo realizar o exame", disse ao Acorda Cidade.

Exame em drive-thru

Os testes podem ser realizados através da modalidade drive-thru, mas o bioquímico explicou que os pacientes que não estejam em veículos, também podem realizar o exame no mesmo local.

"Nós temos a opção do drive-thru em nosso estacionamento aqui na Rua Aristides Novis em que a pessoa pode vir em um veículo, como também a pé. Além disso, contamos com a coleta em domicílio. Temos dois veículos exclusivamente apropriados para este tipo de coleta e para isso, é necessário realizar o agendamento através do nosso call center 2101-5000, que a coleta será realizada", destacou.

Pacientes de outros municípios

O laboratório detectou a busca de pacientes de outras regiões do estado da Bahia, não somente cidades próximas, como também distantes cerca de 100 km. Para o bioquímico Marcus Machado, essa procura leva-se em conta, a questão do resultado ser entregue no mesmo dia.

"Desde o início da pandemia, tivemos essa procura por pacientes de outras cidades e nesses últimos dias, a frequência aumentou periodicamente. Não apenas no entorno de Feira de Santana, mas encontramos pacientes de cidades com 100 km de distância, isso se deve pelo fato que entregamos o resultado no mesmo dia para quem coleta até às 15h, para quem coleta após esse horário, entregamos o resultado no outro dia", concluiu.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade