Cultura

Professor da Uefs lança livro 'A Terra em Pandemia' em evento virtual

O livro é um longo poema épico e dramático que narra a trajetória do coronavírus pelo planeta.

01/03/2021 às 16h32, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Terra em Pandemia, de Aleilton Fonseca, professor pleno do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Feira de Santana (DLA/Uefs), foi lançado na última sexta-feira (26). O evento virtual pode ser visto AQUI.

O livro é um longo poema épico e dramático que narra a trajetória do coronavírus pelo planeta, desde janeiro até setembro de 2020, trazendo morte, desespero e luto a todos os povos, países e cidades do mundo.

Estrutura-se em cinco cantos: I. O enterro dos mortos; II. Um jogo de cartas; III. A Terra em Pandemia; IV. O desfile das infâmias; V. Canto final. Um poema trágico-lirico-narrativo, híbrido, polissêmico, intertextual, alegórico, irônico, grave. São 620 versos, em 62 estrofes. Com uma gradação cronológica exata, registra aspectos tristes e emocionantes da pandemia no Brasil e no mundo. Dialoga com o famoso poema The waste land (1922), de T.S. Eliot, ao descrever a terra devastada pela doença e pela dor, em que o sofrimento e o luto levam o poeta a refletir sobre as estruturas podres de um mundo enfermo, que não respeita as regras da Natureza e por isso está condenado pela crise ecológica e pelas desigualdades sociais.

A Terra em Pandemia é uma reflexão profunda sobre a humanidade atual, em meio à pior crise de sua existência. A venda na editora pode ser acessada aqui: https://www.editoramondrongo.store/…/a-terra-em-pandemia

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade