Acorda Cidade - Dilton Coutinho

17 de Setembro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Viagens

Todas as notícias
Publicado em 26/02/2021 21h24.

Hub contribui para aumento de 21,7% nos registros do Cadastur na Chapada Diamantina

O número, que no dia 19 de janeiro estava em 318, passou para 387 em 18 de fevereiro.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Hub contribui para aumento de 21,7% nos registros do Cadastur na Chapada Diamantina
Foto: Jota Freitas/Setur

Acorda Cidade

O aumento de adesões ao Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) por empresários da Chapada Diamantina é um dos primeiros resultados positivos do Hub Tele-Empreendedor, desde a implantação, em dezembro de 2020. O número, que no dia 19 de janeiro estava em 318, passou para 387 em 18 de fevereiro – um aumento de 21,7% em um mês -, comprovando a contribuição do Hub aos esforços da própria Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) para aumentar o total de cadastrados no sistema do Ministério do Turismo.

Dispor de registro no Cadastur é condição fundamental para que empresas do turismo possam ser beneficiadas pelas ações do Hub, criado para dar apoio aos empreendedores do setor impactados pela pandemia. Dentre estas ações estão a disponibilização de informações sobre acesso a crédito; a microformação de empresários e o acesso gratuito a serviços e tecnologias para operação do negócio.

Os resultados parciais dos primeiros meses do programa foram apresentados durante o Congresso Virtual da Ufba, na noite desta quinta-feira (25). “Já temos algumas respostas positivas, percebemos a boa receptividade. O Hub veio para unir forças”, afirmou a diretora de Planejamento Turístico da Setur-BA, Giulliana Brito.

Na apresentação dos primeiros resultados, o professor Horácio Nelson Hastenreiter Filho destacou que boa parte das 302 empresas contatadas aceitou a interação com o Hub e que os primeiros dados colhidos apontaram que 86% delas continuam em operação, apesar da crise do Covid-19.

O professor Francisco Teixeira observou, pelos primeiros diagnósticos apresentados, o caráter de flexibilidade da maior parte das empresas de turismo que operam na Chapada Diamantina. “Minha hipótese é que estes empreendimentos são flexíveis em seus modelos de negócios, adaptando-se aos ciclos de altos e baixos da demanda”, disse. O diagnóstico parcial apontou também a necessidade de reduzir a informalidade e promover capacitação.

Programa

O Hub Tele-Empreendedor é um projeto que visa prestar apoio a empreendedores do turismo baiano impactados pela pandemia. A iniciativa é da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Eaufba), em convênio com as secretarias estaduais de Turismo (Setur) e do Planejamento (Seplan), além da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e da Fundação de Apoio à Pesquisa e a Extensão (Fapex).

O projeto é um serviço de teleatendimento no qual estudantes coletam informações para levantar as fragilidades do segmento, com uso de um aplicativo web. Na primeira fase, o atendimento é dirigido a empresas sediadas nos circuitos da Chapada Diamantina.

Também participam do projeto o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Estatal de Saúde da Família (FESF-Tech), da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) e Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

O público-alvo são empresários inscritos no Cadastur de segmentos como meios de hospedagem, agências, transportadoras, organizadoras de eventos, parques temáticos e acampamentos. A iniciativa abrange ainda o setor de restaurantes, bares e similares, de cadastramento facultativo.

A videoconferência ainda incluiu a participação do diretor de Estudos da SEI, Edgard Porto, e do professor Sílvio Araújo, que fez a mediação.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Itamaraty divulga países que flexibilizaram a entrada de brasileiros
Pandemia

Itamaraty divulga países que flexibilizaram a entrada de brasileiros

Levantamento é divulgado no site do ministério

Turismo reaquece no Norte e Nordeste com avanço da vacinação
Brasil

Turismo reaquece no Norte e Nordeste com avanço da vacinação

Seja para fugir do frio ou aproveitar belíssimas paisagens naturais, turistas têm viajado mais e proporciona...

Rota dos cruzeiros de verão pode ganhar três novos destinos baianos
Turismo

Rota dos cruzeiros de verão pode ganhar três novos destinos baianos

As regiões selecionadas possuem píeres adequados para as operações dos navios, mas são necessárias outra...

Vídeo

Feirenses enfrentam longa fila para completar esquema vacinal da covid-19 Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta quinta-feira 16.09:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram