Acorda Cidade - Dilton Coutinho

20 de Outubro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Cultura

Todas as notícias
Publicado em 25/02/2021 08h14.

Professor feirense lança livro: 'Mídia-Educação Física: outros olhares sobre a cultura corporal'

O livro propõe elaborada discussão sobre os princípios que devem nortear a adesão às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na escola e especificamente na Educação Física escolar.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Professor feirense lança livro: 'Mídia-Educação Física: outros olhares sobre a cultura corporal'
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

O professor feirense Fábio Souza de Oliveira, lançou nos últimos dias o livro “Mídia-Educação Física: outros olhares sobre a cultura corporal”. O autor é mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais e já publicou diversos artigos sobre temas relacionados à Educação Física na Educação Básica.

O livro aborda a problemática dos smartphones na escola pública, refletindo questões como o gerenciamento do dispositivo por parte dos familiares, usos entre adolescentes e como a escola tem se posicionado a respeito deste aparelho, investigando de modo particular, como as mídias digitais podem influenciar as compreensões de estudantes da Educação Básica sobre os elementos da cultura corporal (os jogos, as danças, as lutas, as ginásticas, etc).

A narrativa analisa que a partir da tela de um smartphone, a juventude tem acesso a esses conteúdos, de forma limitada, distorcida ou empobrecida, reduzindo as possibilidades de conhecimento e experimentação desses elementos.

O livro propõe elaborada discussão sobre os princípios que devem nortear a adesão às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na escola e especificamente na Educação Física escolar. A obra retrata ainda a necessária formação docente para o trato com as tecnologias na escola, a didática na era digital e a infraestrutura que viabiliza propostas de ensino com suporte midiático. Utilizando linguagem clara, o escritor desenvolve, com habilidade, formas de tratar pedagogicamente os elementos da Educação Física na escola, identificando as possíveis distorções propostas por diferentes canais midiáticos.

A partir da constatação do smartphone como principal dispositivo de acesso aos conteúdos presentes nas redes de internet, o livro aborda suas possibilidades e limitações, discutindo recursos como redes sociais virtuais e jogos eletrônicos, realidades ainda não adequadamente problematizadas pela escola.

Finalmente, o livro apresenta reflexões e estratégias para o ensino da Educação Física escolar com as tecnologias digitais, buscando ultrapassar as fronteiras do uso técnico das TDICs, permitindo protagonismo dos estudantes na produção do conhecimento.

Docente da rede pública do estado da Bahia há mais de quinze anos, o autor espera poder contribuir para a melhoria do ensino, através de proposições concretas a respeito das tecnologias digitais, colocando em campo sua experiência profissional e formação acadêmica como pilares fundamentais deste propósito.

Outros detalhes sobre o livro
Editora:
Appris; 1ª edição (12 janeiro 2021)
Locais para aquisição:
Site da editora Appris:
https://www.editoraappris.com.br/produto/4794-mdia-educao-fsica-outros-olhares-sobre-a-cultura-corporal
Site da Americanas:
https://www.americanas.com.br/produto/2917638858?pfm_carac=midia-educacao-fisica-outros-olhares-sobre-a-cultura-corporal&pfm_page=search&pfm_pos=grid&pfm_type=search_page
Livraria Travessa: https://www.travessa.com.br/midia-educacao-fisica-outros-olhares-sobre-a-cultura-corporal-1-ed-2021/artigo/88335acf-dc8e-4e67-b4fd-86d6980c6017
 

Sobre o Autor:
Fábio Souza de Oliveira

Mestre em Educação Física – Universidade Federal de Minas Gerais
Especialista em Educação Física – UGF/Uneb
Professor das redes públicas estadual e municipal (Feira de Santana) há mais de 15 anos.
Escritor de artigos científicos sobre a temática da Educação / Educação Física
Único feirense Vencedor da seleção nacional Capes 2020 para formação de professores Brasileiros no Canadá.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Cuca prorroga até esta terça (19) inscrições para workshops
Cursos gratuitos

Cuca prorroga até esta terça (19) inscrições para workshops

As inscrições são gratuitas.

CD Samba na Rede valoriza o samba rural de Feira de Santana
Feira de Santana

CD Samba na Rede valoriza o samba rural de Feira de Santana

O CD traz a participação de cantores e sambadores de localidades como Matinha e São José.

Maria Bethânia é eleita nova imortal da Academia de Letras da Bahia
Bahia

Maria Bethânia é eleita nova imortal da Academia de Letras da Bahia

Cantora baiana de 75 anos vai ocupar a Cadeira 18, que era ocupada pelo historiador e professor Waldir Freitas...

Vídeo

Com retorno 100% presencial, escolas e estudantes da rede estadual buscam se adaptar à nova realidade deixada pela pandemia Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta terça-feira 19.10:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram