Acorda Cidade - Dilton Coutinho

19 de Outubro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Artigos e Crônicas

Todas as notícias
Publicado em 23/02/2021 14h31.

Na política ou no BBB: o comportamento é a chave para a vitória

É importante entender que um determinado comportamento se constitui por um conjunto de habilidades.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Na política ou no BBB: o comportamento é a chave para a vitória
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

Assim como na política, dentro do Big Brother Brasil comportamento também define resultado. O reality show está ocupando um grande espaço em todas as mídias e é um dos principais temas em discussão hoje em dia. Por isso, muita gente questiona: existe algum aprendizado real neste tipo de programa?

É importante entender que um determinado comportamento se constitui por um conjunto de habilidades. Então, para que as pessoas gostem de você, a primeira delas é o bom humor. Olhar nos olhos, sorrir e dar atenção, com uma escuta atenta. Estas são algumas das habilidades que farão a diferença para o participante vencer no BBB ou um candidato vencer uma eleição.

O agente político, com ou sem mandato, precisa desenvolver uma comunicação de fácil entendimento. Para executar esse plano é muito importante, antes de qualquer interação, entender qual o resultado ideal desejado. Qual o público ele quer atingir: o eleitorado geral ou apenas um grupo específico de pessoas. Normalmente, um comportamento bem preparado pode atender os dois públicos.

Nicholas Boothman, autor do livro ‘Como convencer alguém em 90 segundos’, nos ensina que é preciso destravar a reação de “lutar ou fugir” logo no primeiro contato. Por isso a importância do sorriso, do aperto de mão firme e paralelo, além de deixar claro que a pessoa mais importante de qualquer interação é o próximo, nunca o “eu”.

Esse tipo de comportamento altruísta fala com o inconsciente das pessoas passando a seguinte informação: “Está aí alguém que realmente vale a pena”. No decorrer do jogo, seja ele político eleitoral ou político do BBB, o que vai te levar a vitória é criar ressonância.

Para que isso ocorra, é importante que as pessoas enxerguem semelhança no participante ou candidato, ou seja, uma sensação de pertencimento com suas ideias e objetivos. Assim, as pessoas vão defender suas escolhas por si próprias e vão divulgar o seu trabalho para outras. Essa é a ressonância necessária para a vitória, seja em um paredão ou nas urnas.

Independente de quem seja, uma pessoa que exerça o comportamento de um líder inspirador sempre vai gerar o compromisso recíproco que a levará para a vitória. Seja nas urnas ou em um paredão, a coerência e o compromisso assumido é que vão levar ao sucesso.

*Osmar Bria é autor dos livros “A Fórmula do Voto” e “Mulher, Emoção e Voto”. Realiza treinamentos com partidos e candidatos de todo o país. Em 2020, mais de 20 mil pessoas foram impactadas por seus ensinamentos e seus treinamentos ajudaram a eleger 370 vereadores, 31 prefeitos e reuniu 4 milhões de votos.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

25 de Julho: Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha
Artigo

25 de Julho: Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha

Conforme dados do IBGE, 54% da população brasileira se identifica como negra.

São João é bom demais
Artigos e crônicas

São João é bom demais

Uma festa ver as cobrinhas correrem atrás da gente, soltar os vulcões e chuveirinhos.

A escrita afetuosa cria empatia e aumenta conexões
Paixão pela Escrita

A escrita afetuosa cria empatia e aumenta conexões

Mulheres contam como suas experiências com a escrita lhe fizeram bem

Vídeo

Princípio de incêndio atinge distribuidora de produtos automotivos na Rua Cristóvão Barreto Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta segunda-feira 18.10:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram