Acorda Cidade - Dilton Coutinho

27 de Fevereiro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Educação

Todas as notícias
Publicado em 22/02/2021 16h24.

Secretaria de Educação promove encontro virtual sobre protocolos de início das aulas

O secretário da Educação do Estado destacou a importância deste diálogo com os dirigentes territoriais da Educação.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Secretaria de Educação promove encontro virtual sobre protocolos de início das aulas
Foto: Josenildo Almeida

Acorda Cidade

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) promoveu, no último sábado (20), um encontro virtual com os dirigentes dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE). A agenda faz parte da série de atividades que vêm sendo realizadas pelo órgão de planejamento para o início das aulas. A reunião foi mediada pelo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues.

Um dos pontos abordados foi o protocolo unificado para as aulas, que vem sendo construído pela frente de trabalho formada pelo Governo do Estado. Além da SEC e da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), a frente de trabalho é composta por diferentes sujeitos da Educação, a exemplo da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); da União dos Municípios da Bahia (UPB); do Fórum Estadual de Educação da Bahia (Feeba); da Secretaria Municipal de Educação de Salvador; e da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Este protocolo também foi apresentado a órgãos controladores, como o Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça da Bahia e a Defensoria Pública do Estado.

O secretário da Educação do Estado destacou a importância deste diálogo com os dirigentes territoriais da Educação. “Estamos enfrentando inúmeros desafios neste período de pandemia e estes encontros com os nossos gestores são da rotina da Secretaria no sentido de alinhar todas as ações que vêm sendo desenvolvidas até aqui e que serão implementadas, visando o início das aulas, quando for possível”, afirmou o secretário Jerônimo.

Dentre os pontos abordados com os gestores, a superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manuelita Brito, falou sobre a base legal, que reúne normativas federais e estaduais voltadas à organização curricular. Ela também falou sobre protocolos de biossegurança e pedagógicos. Já o superintendente de Planejamento Operacional da Rede Escolar, Manoel Vicente Calazans, abordou questões como a matrícula. Para os estudantes da rede, será feita a renovação automática da matrícula e para os novos alunos o calendário de matrícula será publicado em breve.

A diretora do NTE Litoral Sul, Leninha Vila Nova, falou sobre o alinhamento permanente da gestão. “Durante todo este período, há um alinhamento e um irrestrito apoio da Secretaria para o trabalho dos Núcleos Territoriais de Educação. Estas atividades virtuais são fundamentais e falar do protocolo é essencial nesta preparação que vem sendo feita nas nossas escolas em toda a Bahia”, afirmou.

O Diretor do NTE de Santo Antônio de Jesus, Clóvis Ezequiel, também falou sobre os encaminhamentos. “Não é fácil construir este protocolo e isso é fruto também da experiência dos dirigentes da Secretaria. Isso nos anima para seguirmos firmes e fortes, mesmo diante deste cenário tão difícil de saúde pública”.
 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Harvard disponibiliza bolsas de estudo para pesquisas sobre temas políticos
Educação

Harvard disponibiliza bolsas de estudo para pesquisas sobre temas políticos

Os candidatos selecionados receberão uma bolsa de US$ 30.000 – 163.185,00 em reais.

Educação

Inscrições abertas para o maior torneio de robótica do Brasil

Estudantes de escolas públicas e particulares podem participar do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League...

Uefs realiza testes de detecção da covid-19 e sanitização no campus
Feira de Santana

Uefs realiza testes de detecção da covid-19 e sanitização no campus

Espaços físicos do campus foram submetidos à sanitização, processo para desinfecção de superfícies com...

Vídeo

Moradores realizam manifestação contra a violência e pendem mais segurança para o bairro Lagoa do Subaé Veja mais Vídeos ›

Podcast

Diretor de empresa de ônibus contesta relatório apresentado por vereador e sugere que prefeitura ofereça subsídio para solucionar problemas
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram