Música

Das coisas que aprendi nos discos: Audioslave - 2002.

Por Carlos H. Kruschewsky.

20/02/2021 às 16h14, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Por Carlos H. Kruschewsky
 

"In your house I long to be
Room by room patiently
I'll wait for you there
Like a stone
I'll wait for you there
Alone"

.
Você deve estar se perguntando: "Mas esse não é um LP do Audioslave?" Preciso te dizer que sim! Não só isso, como também que ele foi prensado em 2002. É a criança no meio dos meus idosos. Faz parte da minha coleção única e exclusivamente, porque sou Fã do Audioslave! E aparece aqui, pra eu falar um pouco desta banda e da história dos LPs no Brasil.

Formada pela separação de duas outras bandas muito boas e conhecidas no cenário musical, a Soundgarden e o Rage Against the Machine, o Audioslave tinha o melhor do Rock na virada do milênio e carregava toda a influência do Hard Rock de 70 e 90. Ainda trouxe a marca histórica de ser a primeira banda norte americana a realizar um show a céu aberto em Cuba. Mas este grupo teve vida curta, gravou apenas 3 discos (2 em LP).

Além deste exemplar, nunca encontrei outro entre colecionadores diversos. Isso porque não foi lançado no Brasil, que já tinha o mercado fonográfico dominado pelos CDs. Os bolachões foram produzidos por aqui até 1995. Com as reproduções digitais, pendrives e, agora, os streams de música, foi a vez do seu sucessor desaparecer.

Extinta a mídia física de música, o mercado se adaptou. Se já não era mais possível faturar milhões com a venda de CDs, então pra que gravar o álbum completo? A indústria da música passou a viver de lançamentos de hits que, em maioria, duram no seu ouvido por uma semana e desaparecem. Do pó ao pó, do silêncio ao silêncio, no menor espaço de tempo possível. Uma pena.

Sobre o Audioslave, seu vocalista, o Chris Cornell, cometeu suicídio em 18 de maio de 2017, aos 52 anos, mas nos deixou uma obra incrível. A pergunta que fica é: Será que nesse novo formato uma expressiva massa de artista vai ser lembrada pela marca que deixou no mundo?
.
MELHORES FAIXAS: (aqui vou pôr 6, porque é um álbum duplo)
.
•Cochise
•What you are
•Like a Stone
•I am the highway
•Light my way
•Getaway car

Carlos H. Kruschewsky é psicólogo, psicanalista, presidente do Dragornia Moto Club, BeerSommelier, Homebrewer, sócio da Dragornia Cervejaria e Colecionador de Discos. Instagram: @sr.ck @dragornia

Todos os textos da série “Das coisas que aprendi nos discos” são encontrados na editoria Artigos e Crônicas.  

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade