Carreira

Especialistas indicam que recém-formados poderão ter dificuldade para entrar no mercado de trabalho em 2021

Após instabilidade na economia, empresas deverão ser mais criteriosas ao abrir novas vagas

20/02/2021 às 16h05, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A geração Z, como são chamados os jovens nascidos a partir de 1996, deverá enfrentar uma situação mais difícil para conseguir oportunidades no mercado de trabalho. Os efeitos da pandemia ainda deverão perdurar por alguns anos, como a disputa mais acirrada em processos seletivos.

Com uma maior concorrência, é possível que as empresas ofereçam salários menores, de acordo com o alerta de especialistas.

O plano de fundo do mercado de trabalho, com crises econômicas e um número histórico de desempregados no país, junto à falta de experiência que muitas dessas pessoas possuem, deverá trazer frustração para quem acabou de se formar.

Experiência comprovada

Será necessário que os novos profissionais cheguem ao mercado já mostrando o talento e o desempenho. Exames de proficiência ou a prova OAB, para a área de direito, por exemplo, serão vistos como garantia do empenho dos candidatos e poderão ser um diferencial importante em entrevistas.

Intercâmbios e outros cursos voltados ao desenvolvimento de soft skills também podem representar algo importante para incrementar os currículos. Porém muitas pessoas que planejavam fazer essas viagens para estudar em outros países ou que tinham a matrícula para cursos presenciais tiveram de adiar seus planos, até que a situação da pandemia esteja resolvida.

Instabilidade econômica e empregos precários

Estudos da Fundação Getúlio Vargas mostram que a empregabilidade deverá ser mais difícil para a geração Z, empurrando esses jovens profissionais para a informalidade ou condições de emprego mais precárias.

Durante a pandemia, os jovens foram os brasileiros que mais perderam renda. Na faixa entre 20 e 24 anos, a média de perda foi de 26% do total da renda. Já entre 15 e 19 anos, faixa em que há maior informalidade, a redução ultrapassou 34%. O aumento do desemprego e o nível de ocupação dos jovens fará com que as empresas ofereçam vagas com salários menores em 2021.

Estágios e programas de trainee seguem como uma opção

Para quem ainda é estudante, buscar estágios na área de formação é uma maneira de aproveitar possibilidades de efetivação, além de incrementar o currículo. Para quem já está nos anos finais do curso ou quem já se formou, é possível se inscrever em programas de trainee, considerados excelentes oportunidades para aprender mais, com uma chance de boa remuneração.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na Arteterapia

Comportamento

Transição de carreira: mais da metade dos brasileiros avaliam mudar de profissão

O estudo promovido pelo LinkedIn reflete a história de Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na...

04/03/2024 às 09h25

Profissões

Oportunidades

Profissões em alta para 2024, segundo o LinkedIn

Dizem que o ano só começa após o Carnaval, não é mesmo? Então, ainda dá tempo de iniciar seus planos...

28/02/2024 às 07h27

Mercado de Trabalho - freepik

Mercado de Trabalho

Como alcançar grandes metas sem afetar a saúde mental dos trabalhadores

Especialistas listam medidas que podem beneficiar colaboradores e empresas na hora de alcançar resultados almejados durante o ano.

21/02/2024 às 15h53

Itaú Mulher Empreendedora reprodução

Empreendedorismo Feminino

Mulher empreendedora: abertas inscrições para mais de 20 mil vagas para capacitação gratuita em todo o Brasil

O “Empreenda e Renda” visa desenvolver competências práticas em gestão, finanças e marketing digital, além de negócios liderados por mulheres;...

06/02/2024 às 08h36

Gerência regional do trabalho em Feira de Santana MTP ft Ney Silva acorda cidade

Feira de Santana

Gerência do Trabalho já recebeu cerca de 30 denúncias de descumprimento do pagamento de 13º salário

A empresa que não cumprir com os pagamentos pode sofrer penalidades jurídicas perante a lei por cada trabalhador prejudicado.

18/12/2023 às 20h12

Cedae

Mercado de Traballho

Dia do Engenheiro: veja as áreas da profissão que estão em alta no mercado

Com o desenvolvimento do mercado e o surgimento de novas vertentes dentro da área, algumas engenharias vêm se destacando.

11/12/2023 às 07h30

image

Rádio acorda cidade