Dom Itamar Vian

Dialogar é preciso

Todos os anos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), apresenta, durante a quaresma, a Campanha da Fraternidade que, neste ano, será ecumênica, isto é, participam diversas Igrejas cristãs. O tema deste ano: "Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor" e o lema: "Cristo é nossa paz: do que era dividido fez uma unidade". (Ef 2.14).

16/02/2021 às 09h45, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

O OBJETIVO Geral da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) convida famílias, comunidades e Igrejas a pensarem, avaliarem e identificarem os caminhos para superar as polarizações e violências através do diálogo, testemunhando a unidade na diversidade. “O mundo sem irmãos é um mundo de inimigos”. (Papa Francisco).

NESSA Campanha da Fraternidade somos chamados a redescobrir a força e a beleza do diálogo; Denunciar as diferentes violências praticadas e legitimadas, indevidamente, em nome de Deus; Comprometer-nos com as causas que defendem o meio ambiente; Contribuir para superar as desigualdades sociais e estimular o diálogo para possibilitar uma cultura de paz.

A PAZ passa, necessariamente, pelo enfrentamento das desigualdades sociais. O Brasil é um dos países mais desiguais do mundo. Como falar de paz, quando pessoas passam fome e não tem trabalho, nem terra, nem casa para morar? Como falar de paz, em tempos tão incertos como este caracterizado por conflitos, violências e outras práticas de ódio? Como falar de paz, sem denunciar injustiças econômicas, sociais e ambientais?

NESSE tempo em que o ódio e a intolerância, em relação a quem é diferente, só está crescendo, que bom podermos refletir juntos possíveis caminhos para o diálogo e a construção de pontes de paz que unem, em lugar de muros do ódio que nos separam e geram indiferença. Não há nada que justifique a inimizade e a anulação da diversidade. Somos quem somos porque Deus nos criou pessoas diferentes.

O DIÁLOGO é nosso melhor testemunho. Dialogar, é uma obrigação de todos os cristãos. Por isso, vamos dialogar mais nas famílias, nas comunidades e nas Igrejas. A fé nos lembra que Cristo é nossa paz e nos anima a prosseguir pelo caminho do diálogo buscando a unidade, na diversidade. Senhor, dá-nos tua paz!

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade