Acorda Cidade - Dilton Coutinho

17 de Abril de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Saúde

Todas as notícias
Publicado em 15/02/2021 11h40.

Secretário Estadual de Saúde alerta para risco de sobrecarga no sistema de saúde da Bahia

Vilas-Boas disse que o estado tem feito a abertura de novos leitos onde é possível, mas se os casos continuarem aumentando, as pessoas começarão a morrer nas UPAs.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Secretário Estadual de Saúde alerta para risco de sobrecarga no sistema de saúde da Bahia
Foto: Divulgação/Sesab

Acorda Cidade

O secretário estadual da saúde, Fábio Vilas-Boas, falou na manhã desta segunda-feira (15) sobre a ocupação de leitos para o tratamento de pacientes com covid-19 na Bahia. Ele afirmou que o estado tem conseguido manter uma taxa de cerca de 70% nos grandes hospitais, mas informou que algumas unidades de saúde regionais estão saturadas.

Os hospitais sem vagas na Bahia são: Hospital Geral Cleriston Andrade (100% de ocupação de leitos clínicos - Feira de Santana), Hospital Santa Helena (100% de ocupação de leitos de UTI adulto - Camaçari), Hospital De Campanha Covid19 Itaigara Memorial (100% de ocupação de leitos clínicos - Salvador), Hospital do Subúrbio (100% de ocupação de leitos clínicos - Salvador), Hospital Regional Dantas Bião (100% de ocupação de leitos clínicos - Alagoinhas), Hospital Regional Costa Do Cacau (100% de ocupação de leitos clínicos - Ilhéus), Hospital Calixto Midlej Filho (100% de ocupação de leitos clínicos - Itabuna), Hospital Manoel Novaes (100% de ocupação de leitos de UTI pediátrica - Itabuna), Hospital São Vicente (100% de ocupação de leitos de UTI adulto - Jequié).

Vilas-Boas disse que o estado tem feito a abertura de novos leitos onde é possível, mas frisou que isso não deve servir como justificativa ou como válvula de escape para alguém achar que, como não está aumentando a taxa de ocupação. Ele disse também que se a capacidade não aumentar, as pessoas começarão a morrer nas UPAS.

“A realidade é que nossos grandes hospitais que são nossos hospitais de referência, que são o pulmão, nós estamos conseguindo mantê-los em torno de 70% de ocupação. Algumas unidades regionais, no entanto, de fato estão saturadas e não temos como construir, porque não há hospitais em algumas regiões, precisamos remanejar de uma cidade para outra, fizemos isso sexta-feira ampliamos Camaçari, ampliamos leitos na cidade de Juazeiro, na cidade de Barra e vamos abrir agora mais leitos também no nosso Hospital Regional de Seabra, onde nós estamos conseguindo cinco leitos, 10 leitos, estamos ampliando para poder fazer frente a esse aumento, mas isso não deve servir como justificativa ou como válvula de escape para alguém achar que como não está aumentando a taxa de ocupação. Não podemos ficar fazendo isso que está fazendo ai, essas festas, essas aglomerações, estamos no modo reativo, se não aumentarmos a nossa capacidade, vamos começar a ver as pessoas morrendo nas UPA’s e a última coisa que queremos que aconteça é isso, alertou.
 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Bahia registra 3.889 novos casos de Covid-19 e mais 94 óbitos pela doença
Saúde

Bahia registra 3.889 novos casos de Covid-19 e mais 94 óbitos pela doença

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.167.911 casos descartados e 192.768 em investigação.

Covid-19: mais 146 casos são confirmados neste sábado (17)
Saúde

Covid-19: mais 146 casos são confirmados neste sábado (17)

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 129 pacientes internados no município e 3.780 casos ativos.

Dia Mundial da Hemofilia: condição genética dificulta coagulação
Saúde

Dia Mundial da Hemofilia: condição genética dificulta coagulação

No Brasil, desordem afeta mais de 24 mil pessoas

Vídeo

Idosos e acompanhantes se aglomeram em fila de vacina na UBS do Dispensário Santana Veja mais Vídeos ›

Facebook

Instagram