Acorda Cidade - Dilton Coutinho

19 de Setembro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Feira de Santana

Todas as notícias
Publicado em 28/01/2021 15h22.

Prefeito aprova retorno de apresentações artísticas em bares e ampliação do horário de funcionamento

Segundo vereador Galeguinho, o decreto que vai flexibilizar as atividades do setor cultural em Feira e o horário de funcionamento dos bares e restaurantes deve ser publicado ainda hoje.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Prefeito aprova retorno de apresentações artísticas em bares e ampliação do horário de funcionamento
Foto: Divulgação

Laiane Cruz

A prefeitura de Feira de Santana decidiu flexibilizar o funcionamento de bares e restaurantes a partir desta quinta-feira (28). A informação é do vereador Galeguinho, que se reuniu junto com parte da categoria hoje pela manhã e com o prefeito Colbert Martins para pedir a ampliação do horário de fechamento dos estabelecimentos e a retomada das apresentações artísticas no palco. Com a flexibilização a expectativa é que os bares e restaurantes devam encerrar as atividades até as 23h.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Apresentamos para o prefeito um ajuste de conduta de todos os donos de bares que tem música ao vivo, fizemos também um protocolo de retomada, seguindo todas as restrições e entregamos a ele. Após a leitura, ele viabilizou que não tinha necessidade de manter esse decreto, sendo que a nossa categoria, principalmente os músicos, estavam realmente passando dificuldades financeiras, a alimentação já estava escassa, aluguéis, enfim. Tinha músicos que já estavam vendendo seus instrumentos, para se ter uma noção de como estava sendo a situação”, afirmou Galeguinho.

Segundo o vereador, que representa a classe artística da cidade, conforme acordo firmado na reunião, só será permitida inicialmente a presença de até dois músicos no palco, voz e violão. E conforme os números da pandemia forem diminuindo na cidade a quantidade poderá aumentar.

"Foi uma grande vitória para toda a nossa categoria. Isso mostra o quanto é importante ter alguém que nos represente, seja ele no setor cultural, no setor político, em qualquer área é importante que exista representatividade e foi isso que eu fiz. Eu usei ,através do mandato e isso facilitou muito o acesso ao prefeito e graças à Deus deu tudo certo, agora é seguir em frente e recuperar os prejuízos que ficaram esse tempo todo parado”, disse.

Na última terça-feira (26), o Sindicato dos Hotéis, bares, restaurantes e similares e o Sindicato dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade de Feira de Santana, também divulgaram uma nota de repúdio ao decreto municipal nº 11.992, publicado no dia 25, no Diário Oficial. A publicação prorroga até o dia 8 de fevereiro a suspensão de shows, espetáculos, transmissões de jogos ao vivo, as aulas tanto na rede municipal, como privada e também limita até às 21h, o funcionamento de bares, restaurantes e estabelecimentos do ramo de alimentação.

Porém, segundo Galeguinho, a prefeitura deve divulgar um novo decreto ainda hoje para flexibilizar as atividades do setor cultural em Feira e o horário de funcionamento dos bares e restaurantes. "Neste final de semana os artistas já poderão voltar a trabalhar."

Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Proprietário de restaurantes em Feira de Santana, o empresário Noide Cerqueira Junior, comemorou a decisão do prefeito Colbert Martins de flexibilizar as atividades dos bares e restaurantes da cidade, além de permitir a presença de músicos no palco.

“A gente estava aguardando essa flexibilização, porque o prefeito viu que nós não temos nenhum tipo de culpa com relação ao aumento de casos que ocorreram em Feira de Santana no últimos 30 dias. Na verdade, o prefeito se sensibilizou com nossa situação e de forma gradativa ele vai retomar nossas atividades, disponibilizar que possamos volta de forma gradativa com nosso comércio”, afirmou.

De acordo com o empresário, o setor é o que mais cumpre as medidas sanitárias impostas durante a pandemia. “Nós já temos essa preocupação independente de pandemia. Trabalhamos com alimentos e precisamos ter um critério com relação à higiene, então fica fácil pra gente colocar mais essas obrigações, que são medição de temperatura, distanciamento entre as mesas, uso de álcool em gel, lavabo com sabonete para lavar as mãos e a higiene mais criteriosa na limpeza das mesas, dos cardápios.”

Ele acredita ainda que a flexibilização do horário até 23 horas para restaurante é perfeita, mas o bares ainda necessitam de um horário bem maior. “Mas se começa assim mesmo de forma gradativa, o prefeito por ser médico está sendo bem prudente, está sabendo administrar essa questão da pandemia. Feira é uma cidade com mais de 600 mil habitantes e ele está sabendo levar de uma forma que a população não entre em colapso.”
 

Com informações dos repórteres Paulo José e Maylla Nunes do Acorda Cidade.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Além do Conecte SUS, carteira de vacinação é importante para comprovar vacinação, alerta secretário
Pandemia

Além do Conecte SUS, carteira de vacinação é importante para comprovar vacinação, alerta secretário

É necessário que a carteira de vacinação seja mantida em segurança, principalmente nesse período em que ...

Informações sobre poluição sonora devem ser comunicadas à FPI, diz secretário sobre encontros no Rio Jacuípe
Feira de Santana

Informações sobre poluição sonora devem ser comunicadas à FPI, diz secretário sobre encontros no Rio Jacuípe

As denúncias precisam ser formalizadas para que haja fiscalização.

Estudantes homenageiam Feira de Santana com Expedição Histórica
Aniversário da cidade

Estudantes homenageiam Feira de Santana com Expedição Histórica

A ação integra o projeto Vivendo Feira Ontem, Hoje e Sempre, que está na sua 9ª edição e é desenvolvido...

Vídeo

Folheteiro e cordelista, Jurivaldo Alves reforça o papel da literatura de cordel para a história Feira de Santana Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta sexta-feira 17.09:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram