Cultura

Grupo de trabalho percorre diversas cidades da Bahia para produzir videodocumentário sobre o ofício de vaqueiro

O vaqueiro, símbolo da resistência e do trabalho no Nordeste, já é figura conhecida dentro e fora Estado.

27/01/2021 às 16h25, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Um grupo composto por pesquisadores, historiadores, fotógrafos, cinegrafistas e produtores culturais está em campo desde o início de janeiro e passará por cinco territórios do Estado da Bahia – Bacia do Jacuípe, Sertão de São Francisco, Sertão Produtivo, Portal do Sertão e Litoral Norte – percorrendo respectivamente cinco municípios – Pé de Serra, Curaçá, Lagoa Real, Feira de Santana e Pedrão – com o intuito de colher informações, documentos, imagens e depoimentos, para produzir um inventário que resultará na confecção de um videodocumentário, site e conteúdo de redes sociais, além da publicação de um livro com tiragem de 1.000 exemplares, dando ênfase as tradições cultivadas pelos vaqueiros, como as missas e vaquejadas, a rotina diária, as reuniões e confraternizações e tudo que abrange os saberes e fazeres dessa rica cultura.

O vaqueiro, símbolo da resistência e do trabalho no Nordeste, já é figura conhecida dentro e fora Estado, e isso fez com que esse ofício fosse registrado como Patrimônio Imaterial do Estado da Bahia através da publicação do Decreto nº13.150 de agosto de 2011.

Desde lá, diversas incursões tem sido feitas para a coleta de materiais substanciais que criem um acervo digno desse objeto de estudo.

O projeto Vaqueiro e Suas Raízes, realizado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo de Passeio e Esporte (ABCCPE), é a incursão mais ampla feita após o registro do ofício do vaqueiro como bem imaterial da Bahia.

Para a Presidente da ABCCPE, Vera Baccin, este projeto revela a necessidade dos vaqueiros em preservar a essência do seu ofício. “É preciso termos algo palpável que nos dê base para fortalecer o ofício do vaqueiro. Não é só uma profissão ou um hobby. É um modo de viver e de ver o mundo através da valorização das tradições. Isso não pode morrer, e para não morrer é preciso entender, fomentar e difundir”, ressalta Vera, que está em campo com a equipe.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) – (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Para conhecer mais sobre o projeto, siga nas redes sociais!

Instagram: @ovaqueiroesuasraizes | Facebook: @ovaqueiroesuasraizes
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Museu História do Cangaço

Cultura

Feira de Santana vai ganhar equipamento turístico sobre o cangaço

Entre as relíquias que farão parte do acervo estão o parabelo (pistola) e o caneco usados pelo lendário cangaceiro Corisco....

22/03/2024 às 16h15

Escritoras

Dia Internacional da Mulher

Mulheres na literatura: ranking revela os livros e escritoras mais buscados pelos brasileiros na internet

Lista, liderada pela norte-americana Jamie McGuire, de "Belo Desastre", conta com obra de Carolina Maria de Jesus no top 5...

08/03/2024 às 15h22

vivaldo lima artista plástico

Podcast

Conheça a trajetória do artista plástico e professor Vivaldo Lima

Reconhecido por sua habilidade com a pintura, Vivaldo foi chamado para restaurar a pintura do teto do salão de eventos...

04/03/2024 às 08h14

Museu Regional de Arte de Feira de Santana - foto Ney Silva acorda cidade

Cultura e Arte

Nova Exposição reabre os portões frontais do Museu Regional de Arte de Feira de Santana 

A conquista veio após a manifestação de mais de 300 artistas da terra, que reivindicavam a reabertura desde o ano...

03/03/2024 às 13h30

Coletido de Entidades Afros de Feira de Santana -

Negritude Feirense!

Entidades afros de Feira de Santana criam coletivo em busca de reconhecimento e sustentabilidade

A criação do coletivo, celebra o início de um novo momento na história da Cultura de Matriz Africana em Feira...

02/03/2024 às 09h45

Museu Regional de Arte de Feira de Santana - ft Ney Silva acorda cidade

Cultura

Após manifestação de artistas, portão principal do Museu Regional de Feira voltará a ser aberto a partir desde domingo (3)

Desde 2014 que os portões do MRA permaneceram fechados, após interrupção por conta de uma reforma, explicou José Arcanjo.

29/02/2024 às 16h29

image

Rádio acorda cidade