Feira de Santana

Associação de mães com filhos autistas realiza bazar beneficente para continuar atividades

Como forma de melhorar a qualidade de vida e oferecer tratamentos adequados, Kamilly Alves Cundes, que é mãe de gêmeos autistas de apenas cinco anos de idade, teve a ideia de criar um espaço específico de interação e acolhimento para mães com filhos autistas.

23/01/2021 às 15h24, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

A Associação de mães com filhos autistas foi criada em Feira de Santana a partir das dificuldades encontradas no tratamento dos autistas através do Sistema Único de Saúde (SUS). O autismo é considerado como um transtorno neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não verbal.

Como forma de melhorar a qualidade de vida e oferecer tratamentos adequados, Kamilly Alves Cundes, que é mãe de gêmeos autistas de apenas cinco anos de idade, teve a ideia de criar um espaço específico de interação e acolhimento para mães com filhos autistas. Em entrevista ao Acorda Cidade, a presidente da associação, explicou que levou em média dois anos para por a ideia em prática.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Eu tenho filhos gêmeos de cinco anos de idade e sempre tive muitas dificuldades para conseguir o tratamento para eles pelo SUS, foi quando eu tive a ideia de criar uma associação para as mães com filhos autistas, como forma de se unir e dar um tratamento adequado para eles. Eu fiquei dois anos buscando alguns parceiros para que esse projeto viesse a ser realizado, mas não consegui. Somente no ano passado através de um advogado que abraçou a causa, conseguimos abrir a instituição e hoje oferecemos vários atendimento a essas crianças do TEA [Transtorno do Espectro do Autismo]", explicou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Sem fins lucrativos, a Associação funciona três vezes na semana, às segundas, quartas e sextas, oferecendo atendimentos com profissionais de terapia ocupacional, fonoaudiologia, neuropediatra, nutrição e psicopedagogia. Mas para dar continuidade a todos os atendimentos, a unidade está realizando no dia 28 de fevereiro um bazar beneficente no sentido de arrecadar fundos para auxiliar no tratamento das crianças autistas.

"Nosso maior objetivo é dar um tratamento de qualidade a essas crianças e buscar mães que queiram dar esse tratamento adequado para os filhos, abraçando não só as crianças com autismo, mas também com síndrome de down. Estamos procurando parceiros não só para ajudar financeiramente, mas para manter a associação e por isso estamos realizando no mês de fevereiro um bazar beneficente como forma de arrecadar fundos na manutenção da instituição", destacou ao Acorda Cidade.

De acordo com a presidente da associação, cerca de 16 crianças são atendidas pelos profissionais. Para evitar aglomeração, todo tratamento está sendo realizado de forma agendada.

"Dentro dos três dias de atendimento na semana, chegamos a atender cerca de 16 crianças. Geralmente atendemos seis pela manhã, seis pela tarde, tem dias que ultrapassamos esse quantitativo para que nenhuma criança fique sem o atendimento, porque muitas mães estão vindo de longe e dos distritos. Quem desejar participar da nossa associação, pode entrar em contato e realizamos um cadastro. A mãe dessa criança precisa pagar uma mensalidade no valor de R$ 100,00", disse.

Inabella dos Santos Dias, mãe da pequena Sophia, faz parte da Associação e explicou quando começou a identificar o autismo na filha.

"Eu comecei a perceber a partir dos três anos de idade quando ela começou a se isolar na escola, teve regressão na fala e passou a deixar de falar as palavrinhas que costumava dizer. Apresentou balanço das mãos, andar nas pontas dos pés e a escola também começou a perceber. Foi muito difícil achar um diagnóstico. Infelizmente não temos esse amparo necessário, mas agora no finalzinho de 2020, o diagnóstico foi concluído como autismo moderado", explicou Inabella.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Após o início das terapias, Sophia melhorou nas interações principalmente com outras crianças. De acordo com Inabella a filha está tendo todo auxílio dentro da associação. Ela enfatizou que a rede de apoio é necessária para dar continuidade ao tratamento.

"É uma convivência árdua, mas com as terapias e com todo acompanhamento Sophia tem melhorado bastante na questão de interação, seja aqui na associação, ou com outras crianças, o que tem facilitado no desenvolvimento dela. Eu descobri a associação através das redes sociais e fomos bem acolhidas. Tem sido um grande aparo para ela enquanto paciente, como para mim, como mãe ter todo esse apoio jurídico, psicológico porque é necessário", finalizou.

Para realização do bazar beneficente, a Associação está precisando de doações como sapatos, roupas e utensílios para o lar. Para realizar a doação, os interessados podem entregar diretamente na instituição, localizada na rua Canto do Buriti, nº 25, bairro Conceição II.

Telefone para contato: (75) 99103-1339

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Estudantes de Exatas

Representação Feminina

Estudante da Uefs conta os principais desafios na igualdade de gênero em Cursos de Ciências Exatas

Natural do município de Governador Mangabeira, a jovem de 23 anos já idealiza seu futuro acadêmico através do seu curso...

28/03/2024 às 06h37

Pais denunciam obra inacabada na Escola Antônio Carlos Pinto no Papagaio - ft Paulo José - Acorda Cidade

Feira de Santana

Pais reclamam sobre obra inacabada de escola no bairro Papagaio: “Arrumaram de qualquer jeito"

Moradores cobraram uma resposta do poder público municipal, pois as obras no local estão inacabadas e as aulas já retornaram....

27/03/2024 às 22h28

Servidores do Samu não suspenderão as atividades nesta quinta-feira (28); paralisação pode ocorrer na Micareta

Após diálogo com a prefeitura e gestão

Servidores do Samu não suspenderão as atividades nesta quinta-feira (28); paralisação pode ocorrer na Micareta

Deu-se um prazo para que o atendimento à pauta de reivindicação seja definido até o dia 14 de abril.

27/03/2024 às 21h18

apresentação teatro

Feira de Santana

Dia Mundial do Teatro: conheça os projetos que favorecem o desenvolvimento de crianças e jovens em Feira de Santana

Ao todo, seis teatros fazem parte da composição dos espaços no município.

27/03/2024 às 20h10

Feira “Saberes e Sabores” marca o encerramento do Mês da mulher na Uefs

Feira de Santana

Feira “Saberes e Sabores” marca o encerramento do mês da mulher na Uefs

Além da oferta de produtos oriundos da agricultura familiar, o evento também recebeu o apoio da Secretaria Estadual de Políticas...

27/03/2024 às 20h01

Projetos Lacre do Bem

Doação

Campanha Lacre do Bem faz entrega de cadeiras de rodas em Feira de Santana

Desde 2013, a iniciativa tem feito a diferença na vida de muitas pessoas através da acessibilidade, doando cadeiras de rodas....

27/03/2024 às 18h35

image

Rádio acorda cidade