Moda

Tendências do verão: jeans dos pés à cabeça

O queridinho e multifacetado jeans volta a estar em evidência no mundo da moda e conquista até as famosas

22/01/2021 às 15h57, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O jeans surgiu no século XVIII, na França. Seu nome, porém, deriva-se da cidade de Gênova, na Itália, país vizinho de onde nasceu. Levi Strauss, alfaiate alemão, foi quem começou a usar o tecido com vigor nos Estados Unidos, onde se estabeleceu. Um de seus clientes americanos encomendou uma calça firme para trabalho árduo. Levi então criou uma peça mais leve do que as originais com esse tipo de tecido. As calças jeans produzidas pelo alemão logo caíram no gosto dos mineradores da época. Inclusive, as tachinhas de cobre nos bolsos foram criadas para suportar o peso das ferramentas que carregavam. De uma peça de trabalho, atravessou diversas décadas até chegar ao uso popular.

O jeans ganhou o mundo, invadiu a moda e se fixou como peça útil e descontraída. O tecido prático e acessível volta com tudo pelas ruas brasileiras, e os novos looks já conquistaram uma gama de famosas, como Claudia Leitte, Marina Ruy Barbosa e Isis Valverde, que foram vistas recentemente com uma variedade de peças jeans. Não é somente a calça criada por Levi Strauss que ganha mais espaço: uma série de trajes, mesmo os menos imaginados com o tecido, como o vestido jeans, conquistam os estilistas. As produções criativas chegam na maioria de variantes: macacão, saia, shorts, blusa e jaqueta.

Por ser considerada uma peça neutra ou até um curinga no armário, o jeans combina com quase tudo. Personal stylists têm tirado as peças jeans do armário de suas clientes anônimas e famosas. Outra tendência, o upcycling, que utiliza materiais reciclados para a renovação de produtos, se uniu à moda jeans. Com isso, as transformações dão cara nova a qualquer peça antiga. Outro efeito que pode ser produzido em casa é o destroyed, que nada mais é que aqueles rasgos e impressão de material gasto, que oferecem um charme despojado à peça. Várias são as formas de trazer um novo ar ao jeans, que continua firme e forte na moda.

Uma combinação que tem conquistado os fashionistas de plantão é o look all jeans, que serve para todas as ocasiões. A ideia é usar peças com o material no corpo todo; assim, a combinação de calça e camisa jeans acerta o alvo em cheio. Outra opção seria usar o vestido jeans, que pode até ser combinado com uma jaqueta também jeans. E, para terminar, o macacão jeans, peça única que também veste de cima a baixo e ganha variadas versões – de calça e manga longa ou curta. O jeans continua inabalável mesmo depois de tantas décadas, e a diversidade das criações e do uso das peças nunca esteve tão fértil.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade