Acorda Cidade - Dilton Coutinho

28 de Fevereiro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Dom Itamar Vian

Todas as notícias
Publicado em 20/01/2021 09h46.

Você vive alegre?

Uma das observações feitas hoje refere-se à perda da alegria de viver. A tristeza parece ser um dos mais sérios prejuízos à convivência humana. Por que andamos tão sérios, com rostos fechados, de mau humor, nervosos e criticando a todos? O que nos rouba a alegria de viver? Temos o direito sagrado da alegria. Ninguém nasce para viver triste.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra

ALEGRIA reduz o risco de doenças cardiovasculares, alivia a tensão muscular, reforça o sistema imunológico e aumenta a tolerância à dor. Quem garante é o psicólogo britânico Robin Dunbar, da Universidade de Oxford, na Inglaterra. Ele afirma que tudo na vida é uma questão de hábito. Assim como manter uma dieta saudável ou praticar atividades físicas, aprender a ver o lado bom das coisas, é um hábito saudável que pode ser adquirido, com alguma prática e bastante perseverança.

EXISTEM temperamentos que, ao natural, são mais extrovertidos e alegres e outros, introvertidos e sérios. Tanto para uns como para outros o desafio é ir além do natural para favorecer a justa medida entre a euforia leviana e a seriedade pesada. Humanamente, a alegria é sempre contagiante e libera a capacidade de aproximar pessoas. A tristeza e o fechamento, porém, tendem a distanciar e isolar.

SER UMA PESSOA alegre ou ter apenas alegrias passageiras é o que faz a diferença. A alegria é o reflexo de uma vida rica de sentido, de poder andar em caminhos de honestidade, justiça e paz. É a alegria de sentir-se solidário com todas as pessoas necessitadas. Essa é a alegria que ninguém pode roubar. Para cultivá-la e garanti-la necessitamos de uma luta paciente e perseverante.

O CRISTÃO não se detém na tristeza da Sexta Feira Santa, mas na alegria da Ressurreição de Jesus. Aquele que crê não deve viver com cara de quaresma. Infelizmente, até em ambientes cristãos, encontramos muitos profetas da amargura e do pessimismo. O cristão deve ser um testemunho e um apostolo da alegria.

A BÍBLIA fala muitas vezes em alegria. Vejamos algumas citações: “Servi ao Senhor com alegria”. (Sl 102,2); “A esperança dos justos é alegria”. (Pr 10,28); “Para que vossa alegria seja completa”. (1Jo 1,4); “A vossa alegria ninguém poderá tirar”. (Jo 16,22); “Tomavam suas refeições com alegria”. (At 2,45); “ A minha alegria é também a vossa”. (2Cor 9,7). “Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito alegrai-vos”. (Fl 4, 4).
 

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]
 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Dom Itamar Vian

A favor da vacina

O Papa Francisco, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB -, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, o Arce...

Dom Itamar Vian

Dialogar é preciso

Todos os anos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), apresenta, durante a quaresma, a Campanha ...

Dom Itamar Vian

Papa e os enfermos

O Papa, por ocasião do Dia Mundial do Enfermo - 11 de fevereiro - costuma divulgar uma mensagem referente à ...

Vídeo

Moradores realizam manifestação contra a violência e pendem mais segurança para o bairro Lagoa do Subaé Veja mais Vídeos ›

Podcast

Diretor de empresa de ônibus contesta relatório apresentado por vereador e sugere que prefeitura ofereça subsídio para solucionar problemas
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram