Acorda Cidade - Dilton Coutinho

16 de Maio de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Viagens

Todas as notícias
Publicado em 06/01/2021 11h30.

Ponte Jorge Amado compõe cenário de cartão-postal no verão de Ilhéus

A ponte possui 533 metros de extensão e 24,6 metros de largura.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Ponte Jorge Amado compõe cenário de cartão-postal no verão de Ilhéus
Foto: Secom/GOV-BA

Acorda Cidade

Com a chegada do verão e em meio aos cuidados impostos pela pandemia da Covid-19, a Ponte Jorge Amado (Ilhéus-Pontal) já apresenta impactos positivos no turismo do Litoral Sul, região famosa pelas belas praias, belezas naturais, um rico patrimônio arquitetônico, a mítica do cacau e do chocolate, e as histórias que ganharam o mundo pelas obras de Jorge Amado.

A ponte, que recebeu investimentos de R$ 100 milhões do Governo do Estado, possui 533 metros de extensão e 24,6 metros de largura. O equipamento abrange um sistema viário com 2,7 quilômetros e acessos ao Centro e ao Litoral Sul, dotado de quatro pistas de rolamento para veículos, uma ciclofaixa e faixa para pedestres.

Foto: Matheus Pereira

A obra beneficia diretamente 511 mil pessoas que moram nas cidades de Ilhéus, Itabuna, Una, Canavieiras, Buerarema, Itacaré e Uruçuca.

Mobilidade e beleza arquitetônica

A turista paranaense Mariangela Bittencourt ficou encantada com a nova ponte. “Ela torna ainda mais belo um cenário natural que já é magnífico, com a Baia do Pontal e o mar. É mesmo um cenário de cartão postal”, afirma.

Para o operador de logística em numa empresa no Pontal, Tiago Santos Nascimento, “o trafego ficou muito mais ágil, sem congestionamentos, e podemos ampliar o número de entregas em Ilhéus e outras cidades. É uma obra fundamental”.

De acordo com a prefeitura de Ilhéus, durante os dias de semana, cerca de 20 mil veículos trafegam pela ponte. Nos domingos e feriados, esse número chega a 50 mil veículos por dia.

O equipamento provoca impactos positivos também no setor de turismo. José Humberto Sá Nery, que atua no setor de transporte e passeios temáticos, destaca que “a nova ponte do pontal além de melhorar a mobilidade urbana, levantou a autoestima dos ilheenses e se tornou um local de visita dos moradores e visitantes”. Humberto lembra que muitos turistas fazem questão de tirar fotografias com a ponte ao fundo.

 

O taxista Wilson Miranda Pessoa, que atua no ponto próximo à Catedral de São Sebastião e ao Bar Vesúvio, dois dos principais símbolos de Ilhéus, ressalta que “para nossa categoria, a ponte foi uma maravilha. Aumentamos o número de corridas diárias e agora no verão, com a chegada de turistas, as pistas duplas evitam os congestionamentos que a gente enfrentou por vários anos”.

Além da construção da nova ponte, o Governo do Estado está restaurando e duplicando um trecho da BA-001, em Ilhéus, até o entroncamento da BR-251, na orla Sul, com recursos de R$ 11 milhões. Na pós-pandemia, o Litoral Sul da Bahia tem potencial para se consolidar como um dos principais polos turísticos do país e atrair mais visitantes do exterior com a retomada da viagens internacionais.
 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Juiz considera ilegal obrigação de isolamento de viajantes do Brasil
Brasil

Juiz considera ilegal obrigação de isolamento de viajantes do Brasil

Tribunal declarou inconstitucional resolução do Conselho de Ministros

Turismo

Salvador integra projeto do MTur para desenvolver Destinos Turísticos Inteligentes no país

A capital baiana foi convidada pela Pasta e aceitou o desafio de se tornar um destino turístico inovador e se...

Criação de linha de voos comerciais para Mucugê tem intermediação da Setur
Turismo

Criação de linha de voos comerciais para Mucugê tem intermediação da Setur

Para o secretário de Turismo na Bahia, os voos contribuirão para tornar o acesso à Chapada Diamantina mais ...

Vídeo

Santa Casa de Misericórdia inaugura 8 leitos de UTI exclusivos para Covid-19 em Feira de Santana Veja mais Vídeos ›

Facebook

Instagram