Música

'TOCA! Na Mão': apresenta videocast de cantora e compositora feirense Rachel Reis

Projeto de shows se transforma e produz episódios musicais com artistas da Bahia.

07/12/2020 às 16h26, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Enquanto o toque ainda permanece como desejo, o projeto TOCA!, que, desde 2018, promove a música autoral contemporânea brasileira em Salvador, se transforma. Do Pátio do Goethe-Institut Salvador, onde 19 edições com shows de artistas da Bahia e do Brasil foram realizadas em dois anos, ele se move ao Teatro e assume formato audiovisual: o “TOCA! Na Mão”. Compondo-se como uma espécie de videocast, cada episódio mistura show com entrevista num produto feito para ser fruído em vídeo, montado, gravado e editado com rigor artístico. Esta temporada especial reúne nomes da mais inventiva produção musical baiana na atualidade: Livia Nery, com lançamento no dia 2 de dezembro; Manuela Rodrigues, em 7 de dezembro; Rachel Reis, no dia 12; e fechando com Giovani Cidreira, em 17 de dezembro. Os materiais entram no ar sempre ao meio-dia, no canal de YouTube do TOCA! Salvador.

Nascida em Feira de Santana, Rachel Reis é uma nova cantora da cena baiana. Seu trabalho é uma mistura da essência da música do estado com referências do universo pop. Rachel mostra personalidade no canto, na presença e nas composições que abordam dilemas amorosos contemporâneos. Com apenas 23 anos, e iniciou sua carreira em 2016, no barzinho e eventos de sua cidade. Deixando de lado covers e versões para mostrar sua face compositora, “Ventilador”, o primeiro single, chegou com videoclipe e foi lançado em janeiro deste ano. A música acumulou mais de 100 mil reproduções só no Spotify e entrou em mais de 2 mil playlists, incluindo editoriais da plataforma, como Brasil 360 e Novidades da Semana, mostrando um início de compositor 

Realizado pela Dimenti Produções Culturais, InsPire Music e Goethe-Institut Salvador-Bahia, o TOCA!, em sua versão original, tem como principal característica o fato de proporcionar uma proximidade singular dos artistas em cena com suas plateias, com o palco situado praticamente no mesmo nível da audiência. No contexto pandêmico, que suspendeu a continuidade dos eventos e que restringe o alcance físico, esta particularidade inspira o clima dos videocasts: intimista, revelador, de mãos dadas, mesmo que a distância. A iluminação e os planos de câmera dão ênfase a detalhes corporais e expressivos, enquanto as convidadas e convidado apresentam suas músicas e falam de suas motivações, inspirações e aspirações artísticas e de construção de mundo. O “TOCA! Na Mão” toma a mão como metáfora de conexão e acredita que podemos nos manter em contato. Das telas em que se exibem, os vídeos são tocas feitas de afeto, encontros tocantes entre artistas e seus públicos, em que se tocam instrumentos, ao toque de smartphones, computadores e TVs, para seguir tocando em frente. 

Histórico do TOCA! – Em seu ano de estreia, de setembro a dezembro de 2018, o TOCA! Teve sete edições, com shows de Jaloo; Ana Müller; IFÁ convidando Lazzo Matumbi; francisco, el hombre; Tuyo e Ronei Jorge; Metá Metá e Analog Africa; e Majur e Duda Beat. Ao longo de 2019, foram mais 12 edições, com Lazzo Matumbi; IFÁ convidando Anelis Assumpção; Afrocidade e Neo Muyanga; Mulamba; Rita Benneditto; Phill Veras e Edu; Larissa Luz e Larissa Lacerda; Filipe Catto e Ace of Diamonds; Panteras Negras convidando Luedji Luna e Okwei Odili; Marcelo Jeneci; Vanguart e Arthur Matos; e Carne Doce e Andrea Martins.

 

TOCA! Na Mão

Livia Nery – 2 de dezembro

Manuela Rodrigues – 7 de dezembro

Rachel Reis – 12 de dezembro

Giovani Cidreira – 17 de dezembro

Lançamento sempre ao meio-dia

No canal de YouTube do TOCA! Salvador (http://tinyurl.com/tocasalvador)

Realização: Dimenti Produções Culturais, InsPire Music e Goethe-Institut Salvador-Bahia

www.instagram.com/toca_salvador

www.facebook.com/tocasalvador  

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade