WhatsApp

WhatsApp Business ganha duas novas funcionalidades para auxiliar empresas

Confira as novas funções para melhorar a comunicação com os clientes

02/12/2020 às 14h36, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Nos últimos meses, várias empresas iniciaram o processo de digitalização e entrada no e-commerce, com a venda de seus produtos e serviços sendo feita com o auxílio de ferramentas pensadas para garantir a melhor comunicação entre a marca e seu público. As redes sociais são um dos canais mais eficientes na hora de realizar esse contato, permitindo um atendimento dinâmico e personalizado. Entre essas ferramentas está o WhatsApp Business, aplicativo que permite a criação de um perfil empresarial, evitando o uso da conta pessoal para questões empresariais.

WhatsApp Business: como funciona?

Apesar de estar disponível desde 2018, muitas empresas e consumidores ainda não entendem completamente o propósito do WhatsApp Business nem como aproveitar o máximo da ferramenta, voltada para pequenos e médios negócios. Sua função principal é garantir a separação dos perfis pessoal e empresarial, melhorando a qualidade do atendimento e evitando problemas de privacidade. Com o passar do tempo, novas funcionalidades foram inseridas no aplicativo, permitindo a exibição de informação da empresa, como dias e horários de funcionamento, notificação de ausência, além da opção de estatísticas de mensagens, sendo possível acompanhar quantas mensagens foram entregues, lidas e recebidas.

Em outubro, o WhatsApp, empresa responsável pela versão Business, anunciou o lançamento de duas novas funcionalidades, aumentando ainda mais a gama de ferramentas do aplicativo. A primeira está relacionada ao ambiente de compra e dá aos empreendedores a possibilidade de criar um catálogo de produtos, com informações como disponibilidade do item, descrição e valor, facilitando a visualização para os clientes. Essa nova função está ligada aos planos do WhatsApp de internalizar o processo de compra, evitando a necessidade de um serviço externo, e permitindo que a transação seja feita pelo próprio aplicativo. Ainda não é possível efetuar a compra e realizar o pagamento no aplicativo, já que são necessárias algumas aprovações. A função, que deve chegar em breve, será parecida com a ferramenta de vendas já presente no Instagram – também pertencente ao Facebook.

Além do catálogo, o aplicativo anunciou o lançamento de outra ferramenta importante, relacionada à área técnica, e que consiste na criação de um serviço de hospedagem do Facebook para a estabilidade de aplicações de negócios, a partir de troca de mensagens. Dessa forma, as empresas conseguem automatizar serviços de atendimento sem usar um servidor externo ou outra empresa. Essa mudança tem como objetivo principal aumentar a audiência e tornar o atendimento mais ágil.

Outros serviços e programas

Além do WhatsApp Business, outros programas colaboram para a criação de uma base sólida e atendimento ao cliente, cobrindo todos os lados e atendendo às expectativas do máximo de consumidores. Responder e-mails, estar disponível para tirar dúvidas e manter um bom relacionamento com o público, por meio de redes sociais, contatos telefônicos e outros, ajudam a fidelizar os clientes e estabelecem uma relação de confiança muito importante para o sucesso de pequenas e médias empresas.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade