Acorda Cidade - Dilton Coutinho

23 de Janeiro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Educação

Todas as notícias
Publicado em 01/12/2020 06h21.

Mochila Anticovid-19 é desenvolvida por estudantes do ensino médio em Feira de Santana

Projeto foi selecionado para a etapa final do Desafio Relâmpago - Volta às Aulas, do Torneio Sesi de Robótica, do Serviço Social da Indústria - Sesi nacional.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Mochila Anticovid-19 é desenvolvida por estudantes do ensino médio em Feira de Santana
Foto: Reprodução/Fieb

Acorda Cidade

Em meio ao debate sobre a possibilidade de uma retomada segura das atividades escolares presenciais no Brasil, o Sesi Nacional lançou um desafio relâmpago, com foco na volta às aulas, para estudantes de 9 a 18 anos. Um dos projetos selecionados para a etapa final é uma mochila anticovid-19, de quatro alunos baianos, da Escola Sesi Feira de Santana.

A solução elaborada por Micael Souza, 17, Matheus Rosa, 17, Robert Viana,18, e Pauline Nascimento, 17, do terceiro ano da turma de Novo Ensino Médio (NEM) Sesi/Senai (eles também fazem curso técnico em Eletrotécnica) consiste numa mochila confeccionada com tecido anticovid, feito com micropartículas de prata, que conseguem inativar diversos microrganismos em até dois minutos, inclusive o novo coronavírus.

Além do tecido, a mochila tem um design pensado para evitar contaminações: o projeto utiliza tecido de íons de prata como material externo e interno, tem um estojo embutido em uma das alças para evitar que a mochila seja aberta frequentemente, pequenos cravos na base para diminuir a área total de contato com o solo. “E ainda zíperes escondidos, bolsos internos para armazenamento de máscaras e álcool gel, e um bolso térmico para conservar a temperatura da garrafinha de água individual, já que bebedores não são recomendados”, explica uma das inventoras, Pauline Nascimento.

A partir do desafio, os alunos refletiram sobre o uso das mochilas que, além de apresentarem uma exposição significativa aos ambientes (escola, meio de transporte, dentro das casas), participando de todo o percurso, da chegada à escola até a volta ao lar. “Mesmo usando máscaras e respeitando o distanciamento, este item pode ser um vetor de contaminação para estudantes, professores e a própria família, o que foi levado em consideração”, argumenta o coordenador de Robótica do SESI Bahia, Fernando Didier.

O primeiro protótipo da mochila - tecido tricoline, tecido tricoline antiviral, zíper, argolas, cursores, regulador de alça, TNT, viés e serviço de costura – custou R$ 112,60. De acordo com o professor orientador da equipe, José Augusto Júnior, a curto prazo, a equipe pretende realizar parcerias com escolas que já voltaram às aulas presenciais e também uma vaquinha virtual para arrecadar fundos e produzir de 50 unidades para doação.

Ao todo, 120 equipes se inscreveram para o Desafio Relâmpago – Volta às Aulas. Na fase final 18 equipes foram selecionadas para uma entrevista online com os juízes, entre elas a Equipe 4F da Escola SESI José Carvalho de Feira de Santana. Os projetos vencedores serão conhecidos em 16 de dezembro.

Confira a apresentação do projeto em vídeo AQUI  

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Secretária de Educação busca parceria com a rede municipal de Salvador
Feira de Santana

Secretária de Educação busca parceria com a rede municipal de Salvador

O encontro, com a participação de membros das duas equipes técnicas, aconteceu na sede da Secretaria Munici...

Prefeitura vai ampliar oferta de vagas na Educação Infantil
Feira de Santana

Prefeitura vai ampliar oferta de vagas na Educação Infantil

As novas unidades de ensino vão ampliar o acesso à educação em áreas onde existe demanda por vagas nesta ...

O que é preciso saber para o segundo dia do Enem
Enem 2020

O que é preciso saber para o segundo dia do Enem

Veja o que levar e o que não levar para o Enem

Vídeo

Operação conjunta da DTE e Cipe Litoral Norte resulta na apreensão de meia tonelada de cocaína Veja mais Vídeos ›

Facebook

Instagram