Lei Aldir Blanc

Representantes de entidades culturais reclamam da demora na liberação dos recursos da Lei Aldir Blanc

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro Filho, confirmou que a prefeitura já tem o dinheiro do recurso da Lei Aldir Blanc e explicou por que ainda não foi feita a liberação para as entidades que se inscreveram.

24/11/2020 às 09h41, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Ney Silva e Gabriel Gonçalves

Os representantes de entidades culturais de Feira de Santana, que se inscreveram na Secretaria de Cultura Esporte e Lazer para receber recursos da Lei Aldir Blanc, estão reclamando da demora na liberação do dinheiro. O Governo Federal destinou R$ 3,5 milhões para a Prefeitura Municipal de Feira de Santana e cerca de 140 entidades realizaram as inscrições.

A ativista cultural Luciana Silva explicou em entrevista ao Acorda Cidade, que se os recursos não forem liberados até o dia 31 de dezembro deste ano, toda a verba será devolvida para o Governo Federal.

"Há mais de três meses eu me juntei com outros coletivos como o fórum permanente de cultura, que está à frente realizando um trabalho muito bem feito, e procurando o poder público para que nossa cidade não devolva esse montante, nunca antes recebido, para o Governo Federal por falta de gestão", disse.

Ainda segundo Luciana, o setor cultural da cidade está necessitando deste apoio e afirmou que outras cidades menores que Feira de Santana já receberam os recursos da Lei Aldir Blanc.

Foto: Arquivo Pessoal

"Estamos revoltados pois chegamos nesse momento sem definição. Somos representantes de espaços culturais e estamos debilitados por conta da pandemia, essa crise que estamos enfrentando. Cidades menores que Feira já estão recebendo o inciso 2 e 3, que são manutenção dos espaços culturais e lançamentos de editais. Estamos buscando informações, somos trabalhadores e não vamos desistir, não podemos deixar esse recurso retornar para o Governo Federal", finalizou.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro Filho, confirmou que a prefeitura já tem o dinheiro do recurso da Lei Aldir Blanc e explicou porque ainda não foi feita a liberação para as entidades que se inscreveram.

"Recebemos esse recurso no mês de outubro, as inscrições também foram realizadas no mesmo mês e a partir disso, foi criada uma comissão de avaliação desses cadastros. A própria comissão identificou que dentro desses cadastros, alguns estavam precisando passar por retificações, como inclusão de informações e com isso, teve uma extensão no prazo que vence hoje (24), já os outros cadastros que não precisaram de retificação, já receberam em seus e-mails a informação que estão aptos", afirmou o secretário.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Segundo o secretário, o comitê é constituído por integrantes do poder público municipal, quanto pela sociedade civil. De acordo com Jairo Carneiro Filho, durante o trâmite após cadastramento, foi feito um cruzamento dos dados cadastrados com o banco de dados da Secretaria de Administração.

"Esses dados foram cruzados para que a gente tenha todo o cuidado de não efetuar um pagamento a alguém que não esteja apto a receber devido a legislação, como aconteceu com vários benefícios do Auxílio Emergencial, assim evitando de gerar um problema para quem recebeu, quanto o poder público municipal", salientou.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Museu História do Cangaço

Cultura

Feira de Santana vai ganhar equipamento turístico sobre o cangaço

Entre as relíquias que farão parte do acervo estão o parabelo (pistola) e o caneco usados pelo lendário cangaceiro Corisco....

22/03/2024 às 16h15

Escritoras

Dia Internacional da Mulher

Mulheres na literatura: ranking revela os livros e escritoras mais buscados pelos brasileiros na internet

Lista, liderada pela norte-americana Jamie McGuire, de "Belo Desastre", conta com obra de Carolina Maria de Jesus no top 5...

08/03/2024 às 15h22

vivaldo lima artista plástico

Podcast

Conheça a trajetória do artista plástico e professor Vivaldo Lima

Reconhecido por sua habilidade com a pintura, Vivaldo foi chamado para restaurar a pintura do teto do salão de eventos...

04/03/2024 às 08h14

Museu Regional de Arte de Feira de Santana - foto Ney Silva acorda cidade

Cultura e Arte

Nova Exposição reabre os portões frontais do Museu Regional de Arte de Feira de Santana 

A conquista veio após a manifestação de mais de 300 artistas da terra, que reivindicavam a reabertura desde o ano...

03/03/2024 às 13h30

Coletido de Entidades Afros de Feira de Santana -

Negritude Feirense!

Entidades afros de Feira de Santana criam coletivo em busca de reconhecimento e sustentabilidade

A criação do coletivo, celebra o início de um novo momento na história da Cultura de Matriz Africana em Feira...

02/03/2024 às 09h45

Museu Regional de Arte de Feira de Santana - ft Ney Silva acorda cidade

Cultura

Após manifestação de artistas, portão principal do Museu Regional de Feira voltará a ser aberto a partir desde domingo (3)

Desde 2014 que os portões do MRA permaneceram fechados, após interrupção por conta de uma reforma, explicou José Arcanjo.

29/02/2024 às 16h29

image

Rádio acorda cidade