Acorda Cidade - Dilton Coutinho

05 de Março de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Cultura

Todas as notícias
Publicado em 24/11/2020 09h41.

Representantes de entidades culturais reclamam da demora na liberação dos recursos da Lei Aldir Blanc

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro Filho, confirmou que a prefeitura já tem o dinheiro do recurso da Lei Aldir Blanc e explicou por que ainda não foi feita a liberação para as entidades que se inscreveram.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Representantes de entidades culturais reclamam da demora na liberação dos recursos da Lei Aldir Blanc
Foto: Whashington Nery

Ney Silva e Gabriel Gonçalves

Os representantes de entidades culturais de Feira de Santana, que se inscreveram na Secretaria de Cultura Esporte e Lazer para receber recursos da Lei Aldir Blanc, estão reclamando da demora na liberação do dinheiro. O Governo Federal destinou R$ 3,5 milhões para a Prefeitura Municipal de Feira de Santana e cerca de 140 entidades realizaram as inscrições.

A ativista cultural Luciana Silva explicou em entrevista ao Acorda Cidade, que se os recursos não forem liberados até o dia 31 de dezembro deste ano, toda a verba será devolvida para o Governo Federal.

"Há mais de três meses eu me juntei com outros coletivos como o fórum permanente de cultura, que está à frente realizando um trabalho muito bem feito, e procurando o poder público para que nossa cidade não devolva esse montante, nunca antes recebido, para o Governo Federal por falta de gestão", disse.

Ainda segundo Luciana, o setor cultural da cidade está necessitando deste apoio e afirmou que outras cidades menores que Feira de Santana já receberam os recursos da Lei Aldir Blanc.

Foto: Arquivo Pessoal

"Estamos revoltados pois chegamos nesse momento sem definição. Somos representantes de espaços culturais e estamos debilitados por conta da pandemia, essa crise que estamos enfrentando. Cidades menores que Feira já estão recebendo o inciso 2 e 3, que são manutenção dos espaços culturais e lançamentos de editais. Estamos buscando informações, somos trabalhadores e não vamos desistir, não podemos deixar esse recurso retornar para o Governo Federal", finalizou.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro Filho, confirmou que a prefeitura já tem o dinheiro do recurso da Lei Aldir Blanc e explicou porque ainda não foi feita a liberação para as entidades que se inscreveram.

"Recebemos esse recurso no mês de outubro, as inscrições também foram realizadas no mesmo mês e a partir disso, foi criada uma comissão de avaliação desses cadastros. A própria comissão identificou que dentro desses cadastros, alguns estavam precisando passar por retificações, como inclusão de informações e com isso, teve uma extensão no prazo que vence hoje (24), já os outros cadastros que não precisaram de retificação, já receberam em seus e-mails a informação que estão aptos", afirmou o secretário.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Segundo o secretário, o comitê é constituído por integrantes do poder público municipal, quanto pela sociedade civil. De acordo com Jairo Carneiro Filho, durante o trâmite após cadastramento, foi feito um cruzamento dos dados cadastrados com o banco de dados da Secretaria de Administração.

"Esses dados foram cruzados para que a gente tenha todo o cuidado de não efetuar um pagamento a alguém que não esteja apto a receber devido a legislação, como aconteceu com vários benefícios do Auxílio Emergencial, assim evitando de gerar um problema para quem recebeu, quanto o poder público municipal", salientou.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

'Circo Sonoro' projeto reúne jovens artistas circenses do Nucca e o  multi instrumentalista Zé das  Congas
Feira de Santana

'Circo Sonoro' projeto reúne jovens artistas circenses do Nucca e o multi instrumentalista Zé das Congas

A primeira atividade do Projeto, as Oficinas de Experimentação Musical e Práticas Circenses com Malabares e...

Livro sobre Educação do campo vai ser lançado nesta quarta (3) em Feira
Educação

Livro sobre Educação do campo vai ser lançado nesta quarta (3) em Feira

O lançamento acontece a partir das 18:00, através da plataforma Google Meet, durante diálogo entre os autor...

Feira de Santana

Abertas as inscrições para o processo eleitoral do Conselho de Cultura

As inscrições para candidatos e eleitores podem ser realizadas até o dia 14.

Vídeo

Prefeitura inicia obras de requalificação do Centro de Abastecimento Veja mais Vídeos ›

Facebook

Instagram