Fraudes
Fraudes com cartões de crédito e débito dobram no país
Autoridades fazem alerta para inibir ataques, e criam campanha #FiqueEsperto
06/11/2020 às 11h39, Por Gabriel Gonçalves
Acorda Cidade
De acordo levantamento realizado pelo portal Consumidor.gov, que faz intermediação de conflitos da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon), órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública, as reclamações de fraudes no uso do cartão de crédito e de débito dobraram nos últimos meses.
Novos relatos foram feitos relacionados a cobranças ou saques não reconhecidos entre os meses de março e julho deste ano, comparadas ao mesmo período de 2019. Os registros saltaram de 1.154 para 2.445, ou seja, um aumento de 111,8%. A situação é bastante preocupante e tem movimentado o governo federal.
Para inibir o contínuo aumento de fraudes, a campanha #FiqueEsperto foi lançada pelo governo e mais nove entidades privadas para alertar usuários sobre segurança e tentativas de golpes na internet. Entre as instituições participantes estão a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a Agência Nacional de Telecomunicações, a Associação Brasileira de Bancos e o Comitê Gestor da Internet no Brasil.
De acordo com Adriano Volpini, diretor da Comissão Executiva de Prevenção a Fraudes da Febraban, “esse não é um risco exclusivo para as transações bancárias, mas envolve a relação da população com os meios digitais e, por isso, a criação da cultura da segurança nesse ambiente é fundamental.
Segundo o diretor Volpini, os fraudadores intensificaram duas modalidades de ataque, se aproveitando do aumento do uso do comércio eletrônico durante a pandemia: o phishing, que cresceu 80%, e a utilização de técnicas de engenharia social, que estão vinculadas à 70% das fraudes.
Explicando de forma simplificadas, no phishing, os golpistas usam técnicas para obter informações por meio de sites falsos, capturando números de cartão e senhas, que usam para fazer transações fraudulentas. Já o golpe de engenharia social engana o usuário, levando-o a entregar informações e realizar compras com sentido de urgência.
Segundo dados da Febraban, o golpe do falso motoboy, que recolhe o cartão em casa, cresceu 65% desde o início da pandemia. Já as fraudes envolvendo centrais telefônicas que fazem contato com o cliente como se fossem o banco registraram aumento de 70%. Entre as principais dicas para não cair em golpes e fraudes relacionados a cartões, vale destacar:
1. Priorize o uso de cartão de crédito virtual em compras pela internet;
2. Proteja todas as contas com senhas fortes, com mistura de letras, números e caracteres especiais;
3. Evite usar a mesma senha para diferentes serviços;
4. Habilite os mecanismos de dupla autenticação, especialmente em redes sociais;
5. Nunca informe senhas e códigos de segurança por telefone ou mensagens.
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