Startups

Hub: Feira de Santana ganha centro de tecnologia e inovação

A sede do Centro HUB fica na Rua São Domingos, bairro Capuchinhos.

29/10/2020 às 10h23, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Ney Silva e Gabriel Gonçalves

Feira de Santana ganhou um espaço de tecnologia e inovação administrado pela comunidade de startups Santana Valley em parceria com a Associação Comercial (Acefs) e a Prefeitura de Feira de Santana, o Hub Feira.

O espaço foi inaugurado na última terça-feira (27) e visa interconectar profissionais de tecnologia, professores e pesquisadores empenhados na formatação de projetos voltados ao negócio e o empreendedorismo. É o primeiro espaço de inovação do interior da Bahia.

O Secretário Municipal de Governo, Denilton Brito, informou que a participação do município com o Centro será de forma colaborativa.

"A prefeitura terá uma participação colaborativa junto com a iniciativa privada e essa parceria vem para somar energia, para que possamos dar uma dinâmica mais rápida e assertiva com os futuros potenciais de inteligência da tecnologia da informação", afirmou Denilton Brito em entrevista ao Acorda Cidade.
 

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Ainda segundo o Secretário, antes de trazer o projeto para Feira de Santana, foram feitas pesquisas em outros estados para identificar o desenvolvimento tecnológico nas regiões.

"Eu estive visitando algumas Hub's Tecnológicas em São Paulo, Santa Catarina e no Paraná, e nestes locais as pequenas Startups não tem construções de espaço físico para atuar, então elas migram para as Hub’s que são patrocinadas por entidades das organizações civis ou do município, para que elas possam desenvolver seus projetos e a partir disso, ganhar escala para se tornarem grandes empreendedores."

Estudantes da rede municipal

Os estudantes da rede municipal terão a oportunidade de expor ideias e projetos envolvendo os setores tecnológicos. Segundo o Secretário, os alunos que não possuem equipamentos próprios, poderão ter acesso ao Hub Feira.

"Os alunos da rede pública tem um grande potencial para atuar aqui, essas pessoas com o dom tecnológico, muitas vezes não tem um computador em casa, não tem uma cadeira ideal para trabalhar, então serão muito bem recebidas para que possam desenvolver seus projetos."

Apoio

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A gerente de projetos do Sebrae (Serviço Brasileiro de apoio às micro e pequenas empresas) de Feira de Santana, Ellen Monteiro, destaca que o órgão já dispõe de algumas iniciativas em Salvador e em outros estados, e Feira de Santana poderá ter apoio.

"Já temos algumas inciativas em outros estados, em Salvador temos o Colabore funcionando desde o ano passado, e aqui em Feira mesmo que o prédio não seja nosso, mas a gente entende que pode contribuir muito. Iremos trazer toda a parte de capacitação, inovação e novas tecnologias para este novo espaço."

Onde fica

O Feira Hub está localizado na Rua São Domingos, bairro Capuchinhos e é coordenado por Breno Caires, integrante da Santana Valley. De acordo com Breno, esse é o momento ideal de unir forças.

"A gente busca trazer entes da sociedade, instituições de ensino, o próprio Sebrae para que possam estar ajudando nesse momento de criação e concepção e o fomento ao crescimento da tecnologia em nossa cidade, se tornando não apenas um ambiente físico, mas um ambiente que propague conhecimento e inovação."

Quem pode ter acesso ao Centro HUB

Breno Caires informou ao Acorda Cidade que o modelo será híbrido e terá opções para todo mundo, desde os pequenos empresários que estão começando no mercado agora, até os que já estão no segmento a mais tempo.

"Os pequenos empresários que estão começando com as empresas de tecnologia e que não tem a capacidade financeira de usufruir de um espaço com esse nível, podem estar aqui, sejam subsidiadas pela prefeitura ou pelo Sebrae. Precisamos também de pessoas que já estão com um nível de maturidade trazendo conhecimento e agregando valores a essas outras Startups".

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Ainda segundo o coordenador, quando se trata de inovação e Startups, é gerado um grande interesse em toda a sociedade, e as empresas tecnológicas estão crescendo cada vez mais.

"Existem muitas pessoas interessadas para que isso possa crescer e a cidade evoluir. Todo esse processo gera empregos, gera renda e sem sombra de dúvidas, é um projeto que tem movimentado bastante", finalizou.

Segundo a Secretaria Municipal de Comunicação, os impactos positivos incluem aumento de abertura e consolidação de empresas com bases tecnológicas, atração de investimentos externos e negócios; aumento da competitividade dos negócios e das chances de expansão de produtos e serviços para o mercado internacional.

Fotos: Ney Silva/Acorda Cidade

O evento contou com a participação de secretários municipais, empreendedores e representantes do Sebrae.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade