Acorda Cidade - Dilton Coutinho

18 de Setembro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Mundo do trabalho

Todas as notícias
Publicado em 21/10/2020 15h58.

Como engajar colaboradores em trabalho remoto?

Especialista apresenta 4 dicas para gerenciar e trazer a produtividade, motivação e bem-estar aos colaboradores
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra

Acorda Cidade

Depois de sete meses após o decreto de pandemia e do distanciamento social, muitas empresas continuam mantendo seus colaboradores em home office, o que vem mudando drasticamente as relações de trabalho principalmente com o início do retorno aos escritórios e o surgimento das modalidades hibridas e flexíveis. Com isso, manter uma equipe engajada acaba sendo um desafio para muitos gestores, afinal o envolvimento de colaboradores está diretamente ligado à produtividade que tem impacto nos resultados das organizações. Para isso, Rebeca Toyama, especialista em estratégia de carreira traz 4 dicas para auxiliar as empresas a manterem suas equipes remotas motivadas, produtivas e felizes.

Segundo a pesquisa da Robert Half, realizada entre os dias 20 e 31 de julho, o distanciamento social acelerou a modalidade de trabalho remoto, onde antes da pandemia 35% dos profissionais faziam home office, depois do início, 95% tiveram a possibilidade de adotá-lo. De acordo com a pesquisa da FEA-USP em parceria com a FIA, existe um grande potencial de expansão do home office no Brasil pós-pandemia, principalmente em cargos de nível superior e gestores.

Uma grande mudança com o trabalho remoto

Vale destacar que existe uma mudança na forma como os colaboradores passaram a encarar o trabalho remoto, mesmo que muitos não tenham um espaço próprio para essa modalidade. No Brasil, o espaço de trabalho em casa não fazia parte da maioria dos lares até em função do tamanho mais compacto das residências e baixa qualidade na conexão de internet.

“Mesmo com as vantagens do trabalho remoto, é importante lembrar que existem alguns fatores que precisam ser repensados e inovados pelas empresas, dando uma atenção especial também à saúde mental dos colaboradores, pois vem surgindo como um dos novos auxílios ofertados pelas organizações. ”, explica Rebeca Toyama, especialista em estratégia de carreira.

Foram quebradas muitas barreiras que dificultavam a migração, e o distanciamento social provocou um aprendizado instantâneo e forçado, mesmo que muitas organizações e colaboradores não estavam preparados para esse salto, diversas ferramentas que conhecíamos como facilitadoras de encontros virtuais e conversas, hoje são utilizadas como instrumento de trabalho, e existem ainda ferramentas próprias de produtividade e gestão que pode ser uma boa saída.

Como organizar?

Mesmo com várias ferramentas que facilitam o trabalho remoto, o papel do gestor ainda merece destaque, pois pode impactar negativamente produtividade e motivação.

“Tendo consciência da importância do papel do gestor no desenvolvimento de sua equipe, temos como passo olhar para essa relação com muita atenção, e a solução raramente está nos conhecimentos técnicos (hard skill), mas sim, nos conhecimentos comportamentais (soft skill). ”, alerta, Rebeca. A especialista ainda comenta sobre as habilidades que é preciso desenvolver para saber lidar com as demandas e situações, “seja no papel de gestor, ou como colaborador consciente é importante se desenvolver as habilidades do futuro, que tem entre as principais a inteligência emocional e o pensamento crítico. ”, complementa.

Ajuda da tecnologia

Além disso, para ultrapassar esse obstáculo, a empresa precisa contar com tecnologia para realizar reuniões online, eventos à distância, e também ter uma boa comunicação. Esse conjunto de fatores normalmente gera boas condições de trabalho que proporciona capacidade de trabalhar nas demandas e dedicação.

“Com boas práticas, ferramentas adequadas e flexibilidade para equilibrar vida pessoal e profissional, é possível criar um ambiente favorável, trazendo mais produtividade, motivação e a união de todos esses fatores elevam os níveis de bem-estar dos colaboradores. ”, finaliza, Rebeca Toyama.

4 dicas fundamentais

E para auxiliar as organizações e gestores, a especialista em estratégia de carreira, Rebeca Toyama preparou 4 dicas de como engajar a equipe mesmo que à distância.

1- Mantenha o alinhamento das demandas: Mesmo à distância, o contato entre os membros de um time deve manter uma dinâmica colaborativa. Esse alinhamento pode reduzir bastante os desencontros do trabalho remoto.

2- Planejar e adequar tempo e tarefas: Uma das razões principais que ocasionam o acúmulo de tarefas é a falta de engajamento do colaborador e as dificuldades operacionais, como também o problema de adaptação e à falta de costume das pessoas em relação ao trabalho remoto.

3- Respeitar a dinâmica pessoal do colaborador: Ignorar a vida pessoal do colaborador não vai aumentar sua produtividade, não podemos esquecer que na expressão home office, o home vem antes do office. O teletrabalho está acontecendo dentro da casa do nosso colaborador. Ajudar a equipe se organizar e se adequar às demandas profissionais passa por compreender a dinâmica pessoal dele.

4- Atividades para aliviar a pressão e conectar pessoas: Planejar momentos de distração e divertimento, como confraternizações e happy hour à distância é a pedida do momento. As equipes precisam estar unidas, por isso, trazer mais leveza para o dia a dia precisa estar na lista de prioridades dos gestores.  

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Empresas com um bom relacionamento com seus clientes são reconhecidas no Prêmio Reclame Aqui
Brasil

Empresas com um bom relacionamento com seus clientes são reconhecidas no Prêmio Reclame Aqui

A votação para o prêmio segue aberta até o dia 31 de outubro

Sebrae disponibiliza Power kit sobre vendas, uma prévia para a Semana de Capacitação Empresarial
Conteúdos online

Sebrae disponibiliza Power kit sobre vendas, uma prévia para a Semana de Capacitação Empresarial

Material gratuito conta com 13 conteúdos em vídeos, e-books, planilhas e ferramentas de organização

Dia do Advogado: conheça alguns dos principais desafios da profissão que merece as homenagens
Profissões

Dia do Advogado: conheça alguns dos principais desafios da profissão que merece as homenagens

Não é uma tarefa fácil ser um operador do Direito. Para celebrar a data, a advogada Lorrana Gomes conta dic...

Vídeo

Moradores do povoado Santa Quitéria realizam protesto contra construção de muro de condomínio Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta sexta-feira 17.09:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram