Acorda Cidade - Dilton Coutinho

18 de Setembro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Viagens

Todas as notícias
Publicado em 21/10/2020 14h18.

Turismo na Bahia cresce 48% entre julho e agosto

O incremento é resultado da reabertura gradual de importantes destinos para o turismo no estado.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Turismo na Bahia cresce 48% entre julho e agosto
Foto: Jota freitas | Praia da Engenhoca, em Itacaré

Acorda Cidade

Com a retomada das atividades econômicas durante a pandemia da Covid-19, a Bahia registrou aumento de 48,4% no setor turístico entre os meses de julho e agosto. Os dados são da última Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O incremento é resultado da reabertura gradual de importantes destinos para o turismo no estado.

No comparativo do período, o Brasil cresceu 19,3%. O estudo, que inclui informações de 12 estados, aponta a Bahia como segundo maior índice de crescimento, atrás apenas do Ceará (+85,4%) e à frente de Minas Gerais (+22,9%), São Paulo (+15,8%) e Rio de Janeiro (+15%), por exemplo. Devido à pandemia, o volume das atividades turísticas no Brasil em agosto de 2020 foi 44,5% menor do que em agosto de 2019.

A expectativa do secretário do Turismo da Bahia, Fausto Franco, é de que nas próximas pesquisas o desempenho da Bahia, bem como de outros destinos brasileiros, melhore substancialmente. “Setembro foi um mês importante para a retomada do turismo, com a reabertura de meios de hospedagem, restaurantes e atrativos, seguindo rígidos protocolos de segurança sanitária”, explica.

Voos

Além disso, a retomada dos voos é um aspecto fundamental. Segundo estimativa da Vinci Airports, empresa responsável pela administração do aeroporto de Salvador (principal portão de entrada de visitantes na Bahia), nesse mês de outubro a oferta de assentos em voos para a capital baiana será 55% maior que em setembro. Já no final do ano, serão disponibilizados 50% dos voos do mesmo período do ano passado.

Franco ainda acrescenta que a Bahia se beneficia pela diversificada oferta de atrativos ao ar livre – uma tendência do atual momento de pandemia. “Dentre as nossas múltiplas opções temos desde a Chapada Diamantina, com experiências de ecoturismo e turismo de aventura, ao vasto litoral, com áreas propícias aos esportes náuticos, como a Baía de Todos-os-Santos”.

Feriados

Itacaré, Praia do Forte, Morro de São Paulo e Porto Seguro registraram 100% de ocupação dos leitos abertos em hotéis e pousadas nos feriados prolongados da Independência (7 de setembro) e de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro).

Já Salvador teve aumento significativo, passando de 36% no primeiro feriadão para 62% no segundo, de acordo com a Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (Febha). Para o feriado de 2 de novembro, a taxa esperada é de 65% a 70%.

Setur

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Itamaraty divulga países que flexibilizaram a entrada de brasileiros
Pandemia

Itamaraty divulga países que flexibilizaram a entrada de brasileiros

Levantamento é divulgado no site do ministério

Turismo reaquece no Norte e Nordeste com avanço da vacinação
Brasil

Turismo reaquece no Norte e Nordeste com avanço da vacinação

Seja para fugir do frio ou aproveitar belíssimas paisagens naturais, turistas têm viajado mais e proporciona...

Rota dos cruzeiros de verão pode ganhar três novos destinos baianos
Turismo

Rota dos cruzeiros de verão pode ganhar três novos destinos baianos

As regiões selecionadas possuem píeres adequados para as operações dos navios, mas são necessárias outra...

Vídeo

Moradores do povoado Santa Quitéria realizam protesto contra construção de muro de condomínio Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta sexta-feira 17.09:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram