Acorda Cidade - Dilton Coutinho

20 de Outubro de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Eleições

Todas as notícias
Publicado em 18/10/2020 10h21.

Eleitor se informa mais sobre candidatos em conversas com amigos do que pela TV, diz pesquisa

Família e conhecidos: fonte de 39%; Televisão é mencionada por 23% - Dados de pesquisa do PoderData.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Eleitor se informa mais sobre candidatos em conversas com amigos do que pela TV, diz pesquisa
Foto: Poder360

Acorda Cidade

Levantamento do PoderData revela que 39% da população brasileira se informa sobre os candidatos que concorrerão às eleições deste ano por meio de conversas com família e amigos. Outros 23% dizem que preferem assistir à TV, e 15% se informam pelas redes sociais. São 12% os que dizem optar por jornais e revistas e 11% não souberam responder.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, divisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

Os dados foram coletados de 12 a 14 de outubro, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 503 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Highlights demográficos 

O levantamento mostra que os grupos que majoritariamente se baseiam nas conversas com familiares e amigos para se informar são: quem tem de 16 a 24 anos (54%); moradores do Sul (53%); e moradores do Nordeste (48%). No recorte por nível de escolaridade, o maior percentual de eleitores que dizem se informar por meio dessas conversas está entre aqueles que estudaram até o ensino fundamental (46%).

Dentre aqueles que preferem se informar pela TV, os maiores percentuais estão entre aqueles que: moram no Centro-Oeste (34%); têm 60 anos ou mais (31%); recebem mais de 10 salários mínimos (29%); estudaram até o ensino médio (28%).

As redes sociais têm mais abrangência entre: os que recebem mais de 10 salários mínimos (33%); quem tem ensino superior (33%); os que recebem de 2 a 10 salários mínimos (28%); e os moradores do Norte (26%).

Os tradicionais jornais e revistas são mais utilizados por quem mora no Norte (41%); quem ganha de 5 a 10 salários mínimos e de quem tem de 25 a 44 anos (19%).

Bolsonaristas preferem conversas

Dentre o grupo que avalia o presidente Jair Bolsonaro como “ótimo” ou “bom”, 49% afirmam se informar por meio de conversas. Nessa parcela da população, 7% dizem ler jornais ou revistas para obter informações sobre os candidatos.

Já entre quem avalia o mandatário como “ruim”ou “péssimo”, 33% disseram ter as conversas como meio principal de informação, enquanto 20% dizem ler jornais e revistas para conhecer os candidatos das eleições.

Fonte: Poder 360

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

STF confirma não ser obrigatório portar título de eleitor para votar
Eleições 2020

STF confirma não ser obrigatório portar título de eleitor para votar

Obrigatoriedade foi estabelecida na minirreforma eleitoral.

Eleições 2020: saiba a diferença e os efeitos de votos brancos e nulos
Eleições 2020

Eleições 2020: saiba a diferença e os efeitos de votos brancos e nulos

Ao votar em branco, eleitor não manifesta preferência.

Eleições 2020

Decreto autoriza uso das Forças Armadas nas eleições de 2020

Locais de atuação serão definidos em conjunto com TSE.

Vídeo

Entrevista com o candidato a prefeito de Feira de Santana, Orlando Andrade (PCO) Veja mais Vídeos ›

Podcast

Entrevista com o candidato a prefeito de Feira de Santana, Orlando Andrade (PCO)
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram