Acorda Cidade - Dilton Coutinho

31 de Outubro de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Dom Itamar Vian

Todas as notícias
Publicado em 28/09/2020 10h53.

Cada idoso é teu avô

O idoso é a presença da sabedoria na família.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Cada idoso é teu avô
Foto: Pixaby

Com o tema “Cada idoso é teu avô” acontece, de 28 de setembro a 04 de outubro, a Semana Nacional da Pessoa Idosa, promovida pela CNBB. Considerando a situação mundial que estamos vivendo, foi escolhido como objetivo “motivar uma maior comunicação virtual com pessoas idosas, durante o período da pandemia do coronavírus”. O idoso é a presença da sabedoria na família.

O PAPA Francisco afirma: “Cada idoso é teu avô. Não os deixe sozinhos! Faça chamadas telefônicas ou vídeo-chamadas, envie mensagens e os escute”. A pandemia atingiu particularmente, os idosos, que são forçados a viver mais isolados. Mas, respeitar o distanciamento, não significa aceitar viver na solidão e no abandono. Por isso, todos são convidados a fazer um gesto de ternura para com os idosos, usando as redes sociais para comunicar-se com eles.

MUITAS famílias precisam ter mais cuidado para com os idosos. Seus sofrimentos não podem ser acrescidos da falta de apoio e de carinho. E isto deve começar em casa. Nada mais confortável para um idoso que sentir-se bem na família, útil, valorizado e respeitado em suas opiniões e justos desejos.

O MELHOR lugar para o idoso é na família. É ali que ele encontra o ambiente privilegiado para viver a sua vida. Uma pessoa idosa, especialmente num ambiente familiar, é a maior lição de sabedoria. Os asilos têm sido aceitos como soluções paliativas para acolher pessoas idosas e abandonadas. Jamais, porém, deveriam ser lugar ideal para os idosos. .

NA VIDA, normalmente, colhemos aquilo que semeamos. O egoísmo em relação aos pais será uma herança deixada aos filhos. Quem semeia flores, colherá alegrias; quem semeia espinhos, colherá tristezas. Quem semeia ventos (ingratidão), colherá tempestades. Chegar ao fim da vida, sem o mínimo de alegria e dignidade, é um futuro que nenhum ser humano merece.

A BÍBLIA, ao referir-se à pessoa idosa, usa palavras de sabedoria: “Fiquem de pé na presença das pessoas idosas e tratem-nas com todo o respeito.” (Lv 19,32). Paulo, sem dúvida, tinha isso em mente quando escreveu a Timóteo: “Não repreendas asperamente ao homem idoso, mas exorta-o como se ele fosse teu pai.” ( Tm 5,1). “Quão bela é a sabedoria, a inteligência e a prudência nas pessoas de idade avançada”. (Eclo 25,7-8).


Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]
 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Artigo

Mortos que falam

A morte, para quem acredita em Cristo e para quem fez o bem, é uma recompensa.

Artigo

Nossa Caixa Preta

'Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e vier abrir-me a porta, entrarei e cearemos junt...

Artigo

Onde estão os Mestres?

Só Ele é o caminho, a verdade e a vida.

Vídeo

Chefe da Zona Eleitoral 156 do Tribunal Regional Eleitoral, orienta eleitores para o dia da votação Veja mais Vídeos ›

Facebook

Instagram