Acorda Cidade - Dilton Coutinho

30 de Outubro de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Cultura

Todas as notícias
Publicado em 24/09/2020 07h10.

I Festa Literária Internacional da Chapada Diamantina

A segunda edição da Flich acontece em formato virtual nos dias 29, 30 e 31 de outubro no canal da TV Uneb Seabra e em outras plataformas digitais.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
I Festa Literária Internacional da Chapada Diamantina
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb), campus XXIII, em Seabra, reforça sua preocupação com a celebração e difusão da leitura e da Literatura, com a circulação de saberes e as trocas culturais, mesmo em tempos de pandemia. É que está sendo construída da II Festa Literária Internacional da Chapada Diamantina, a Flich.

A Festa acontece entre os dias 29 e 31 de outubro, toda em formato online, e será veiculada através do canal da TV Uneb Seabra, no Youtube, além de outras atividades que acontecem em demais plataformas virtuais. Toda a programação é gratuita e tem o objetivo de promover a discussão em torno da Literatura e suas possíveis interlocuções nos dias atuais.

Já estão confirmadas as participações de importantes escritores como Antonio Torres, Antonio Carlos Secchin, Cidinha da Silva, Miriam Alves, Ailton Krenak, João Paulo Tukano, Itamar Vieira Júnior, Kátia Borges, Rita Queirós, Natália Borges Polesso, e muitos outros nomes a confirmar, incluindo convidados internacionais. Há uma expressiva presença de escritoras negras, além de pensadores indígenas, o que remete às matrizes culturais de formação da Chapada Diamantina.

As mesas de discussão estão organizadas em eixos temáticos (tais como Literatura e História, Literatura e Identidades, Literatura e Outros Saberes etc.). Cada uma delas receberá convidados renomados para debater o tema proposto. O público poderá assistir à conversa e participar das discussões através do espaço de comentários do Youtube, mandando perguntas e colocações.

Esse espaço de interação é importante quando se perde o contato físico com as pessoas e com os livros, a partir da mediação virtual. “Há limitações, mas ganhos também”, afirma Cristiane Andrade, uma das organizadoras da Flich, juntamente com demais professores da Uneb de Seabra. “A gente vai ter a possibilidade de ter, ao vivo, pessoas que presencialmente não poderíamos receber pela dificuldade do deslocamento, além da possibilidade de atingir um público muito maior, que não somente o da Chapada Diamantina”, complementa.

Homenageados

Esta edição da Festa homenageia três grandes personalidades brasileiras: os escritores João Cabral de Melo Neto e Clarice Lispector, que completariam 100 anos em 2020, e o educador baiano Anísio Teixeira, que faria 120 anos este ano.

“Os homenageados desta edição da Festa constituem-se como grandes pilares e inspirações para pensar o lugar da Literatura e da Educação, sobretudo, nesse cenário contemporâneo de tempos tão difíceis e dolorosos”, afirma Renata Nascimento, uma das coordenadoras da Flich e atual Diretora do Campus XXIII da Uneb.

Além das mesas de conversas, serão oferecidos oficinas, minicursos, momentos culturais e lançamentos de livros. Haverá ainda a Flichinha, com programação dedicada a crianças e jovens, bem como a educadores e educadoras voltados para os temas das linguagens e da literatura na escola. A programação completa será divulgada em breve.

Durante a Festa será lançado também o edital para o II Concurso Literário Urbano Duarte que premiará textos nas modalidades de poesia e minicontos produzidos por jovens estudantes do território da Chapada Diamantina.

Os organizadores da Flich estão disponíveis para conceder entrevistas. Aguarde mais informações sobre a Festa nos próximos dias.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Fundação Pedro Calmon lança Prêmio de R$ 7 milhões para Cultura
Bahia

Fundação Pedro Calmon lança Prêmio de R$ 7 milhões para Cultura

Voltado para os trabalhadores da cultura e para a criação de subsídios para a manutenção de espaços cult...

Sesc Bahia encerra mês das crianças com show infantil ao vivo
Cultura

Sesc Bahia encerra mês das crianças com show infantil ao vivo

Grupo Canastra Real se apresenta no canal do Youtube da instituição.

Prorrogado prazo de cadastramento da Lei Aldir Blanc
Feira de Santana

Prorrogado prazo de cadastramento da Lei Aldir Blanc

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro Filho, informa que uma comissão já está formada p...

Vídeo

Entrevista com o candidato a prefeito de Feira de Santana, Roberto Tourinho (PSB) Veja mais Vídeos ›

Facebook

Instagram