Acorda Cidade - Dilton Coutinho

22 de Outubro de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Polícia

Todas as notícias
Publicado em 23/09/2020 07h17.

Polícia Federal desarticula esquema de fraudes contra o INSS em Salvador

O prejuízo estimado aos cofres púbicos até o momento supera os 7,5 milhões de reais.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Polícia Federal desarticula esquema de fraudes contra o INSS em Salvador
Foto: Polícia Federal

Acorda Cidade

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, integrantes da força-tarefa previdenciária, deflagra na manhã desta quarta-feira (23), a Operação Contrassenha, que visa desarticular esquema de fraudes executadas em detrimento da Previdência Social, protagonizadas por servidor público federal lotado na Agência da Previdência Social localizada no bairro das Mercês, na capital baiana.

Conforme apurado, pelo menos desde 2017, o servidor público fraudava processos de aposentadoria, majorando artificiosamente o tempo de contribuição. Há indícios de que, para isso, valendo-se de fragilidade do sistema de cálculo de contribuições individuais, lançava valores bem abaixo do efetivamente devido, permitindo o pagamento de quantias irrisórias para o cômputo de tempo de contribuição, bem como alterava ou incluía vínculos empregatícios fictícios com a mesma finalidade.

As investigações apontam também que o servidor do INSS tinha o auxílio de terceiros na captação de clientes e que recebia, em retribuição às fraudes implementadas, valores pagos pelos beneficiários do esquema criminoso, por meio de transferências e depósitos em contas bancárias gerenciadas por ele. A movimentação bancária do servidor investigado indica o recebimento de transferências e depósitos de terceiros em montante superior a R$ 1,5 milhão de reais desde 2017.

Estão sendo cumpridos Seis mandados de busca e apreensão, sendo cinco em Salvador e um em Catu/BA, expedidos pela Justiça Federal, que decretou também o afastamento das funções públicas do servidor do INSS e o bloqueio e sequestro dos bens e valores em nome dos investigados.

O prejuízo estimado aos cofres púbicos até o momento supera os 7,5 milhões de reais, relativos a 75 (setenta e cinco) benefícios com constatação de fraude, números estes que, com o avançar das investigações, poderão se revelar muito superiores.

Os envolvidos responderão por diversos crimes, dentre eles, estelionato previdenciário (art. 171, §3º do CPB), inserção de dados falsos em sistema informatizado (313-A do CPB), corrupção passiva (art. 317 do CPB) e corrupção ativa (art. 333 do CPB).
 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

PRF recupera em Feira de Santana HB20 furtado de locadora
Feira de Santana

PRF recupera em Feira de Santana HB20 furtado de locadora

Os policiais constataram que o automóvel Hyundai/HB20 possuía ocorrência de furto registrado na cidade paul...

Carbono 14: ANP e Polícia da Bahia deflagram operação de combate a adulteração de combustível na região de Morro do Chapéu
Morro do Chapéu

Carbono 14: ANP e Polícia da Bahia deflagram operação de combate a adulteração de combustível na região de Morro do Chapéu

Amostras de gasolina e etanol foram coletadas e serão analisadas no laboratório da ANP. Multas foram aplicad...

Familiares e amigos se despedem do garoto Kaíque e clamam por justiça
Feira de Santana

Familiares e amigos se despedem do garoto Kaíque e clamam por justiça

O clima no velório foi de muita comoção e tristeza. A criança de apenas 11 anos foi morta durante um assal...

Vídeo

Confira os ganhadores da Campanha Liquida Feira Social 2020 Veja mais Vídeos ›

Podcast

Entrevista com o candidato a prefeito de Feira de Santana, José de Arimatéia (Republicanos)
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram