Política

Pré-candidato a vereador tem conta no WhatsApp invadida e hacker pede dinheiro a contatos

Herval Júnior alerta as pessoas para terem sabedoria no uso das redes sociais

15/09/2020 às 12h24, Por Brenda Filho

Compartilhe essa notícia

O pré-candidato a vereador de Feira de Santana, Herval Júnior (PSC), teve sua conta no WhatsApp invadida, no último final de semana. O hacker, que se passou por e ele, enviou mensagens a alguns contatos, solicitando depósitos e transferências bancárias. Para resolver o problemas, Herval prestou queixa sobre o ocorrido e reinstalou o aplicativo, com orientação da operadora.

Ao Acorda Cidade, ele relatou que soube das tentativas de golpes através de amigos, que estranharam o pedido de dinheiro, tentaram ligar para o número e não eram atendidos. Com a rejeição das ligações, três pessoas foram à casa do pré-candidato avisá-lo. Enquanto a conta estava hackeada, no sábado e domingo, o pré-candidato ficou sem acesso a própria rede social. Passado o prazo de 8 horas, que é estabelecido pelo aplicativo para resgate de senha, Júnior conseguiu voltar a acessar a conta e se ver livre dos hackers. “As pessoas devem ter muito cuidado com as redes sociais. Elas agregam muito as nossas vidas, mas também tem o lado negativo. Tem que buscar usar com sabedoria”, alerta o pré-candidato, que está aliviado por nenhum dos amigos ter caído no golpe. Herval tem o mesmo número há quase 20 anos e são cerca de dois mil contatos na agenda. “A minha sorte é que quem me conhece sabe que eu não tenho esse perfil de está pedindo dinheiro e estranhou”, disse ele. 

Para proteger a conta e evitar golpes como este, aative a verificação em duas etapas, no WhatsApp: Abra configurações (Android) / Ajustes (iOS) > Conta > Confirmação em duas etapas > ATIVAR. Ao ativar esse recurso, você poderá inserir seu endereço de e-mail. Caso você esqueça seu PIN de seis dígitos, o WhatsApp enviará um link a esse e-mail para desativar a confirmação em duas etapas. (Orisa Gomes)

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade