Saúde

Saiba mais sobre a correta higienização de ovos

Saiba mais sobre a correta higienização de ovos .

15/09/2020 às 08h39, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Brasil é um dos maiores produtores de ovos do mundo e em função desse alimento estar presente no dia a dia da mesa do consumidor, é fundamental haver um controle contínuo e rigoroso no processo de produção, com técnicas avançadas de higienização, a fim de garantir sua qualidade física, química e microbiológica.

Manuseio e preparo corretos

Depois de adquirir os ovos de boa procedência, alguns cuidados precisam ser tomados para armazená-los e manter sua integridade física e qualidade nutricional.

Os ovos devem ser guardados em recipientes adequados, nas prateleiras da parte interna da geladeira; ou seja, recomenda-se evitar armazená-los na porta, onde podem sofrer maior variação de temperatura e risco de quebra.

Também deve-se evitar contato com qualquer outro alimento que possa contaminar a casca, como carnes e outros produtos crus.

Mesmo com a pandemia e os cuidados adicionais que muitas pessoas têm tido com relação à higienização dos alimentos, não é indicado lavar os ovos antes de guardá-los na geladeira. A lavagem prematura pode causar contaminação na sua parte interna devido à porosidade da casca e com isso aumentar as chances de contaminação. “Na indústria, eles são lavados com água potável com cloro a uma temperatura adequada ao redor de 45°C, para que o conteúdo do ovo se expanda e empurre a sujeira e os contaminantes para longe dos poros da casca”, explica Camila Cuencas, Gestora de Operações Industriais da Katayama Alimentos.

Também não é recomendada a lavagem dos ovos por imersão, pois aumenta as chances de contaminação do meio interno devido à porosidade do revestimento da casca. Mas, é importante sim lavar com água e sabão as superfícies de trabalho, utensílios e mãos antes de manusear o produto.
De preferência, não consuma ovos crus ou mal cozidos. Nas receitas que indicam ovos crus, procure escolher ovos certificados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e que estejam bem frescos e com a casca intacta.

As dicas foram enviadas ao Acorda Cidade pela Katayama Alimentos, que produz ovos sem qualquer contato manual e que passam por um moderno sistema de limpeza e desinfecção, onde são lavados e higienizados um a um, além de passarem por uma câmara onde recebem um banho de luz ultravioleta que elimina fungos e bactérias nocivas à saúde. Ainda neste processo de lavagem e higienização, os ovos com microfissuras são excluídos, para evitar riscos de contaminação.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade