Feira de Santana

Justiniano França tem primeiro dia de agenda intensa na Secretaria de Educação

O principal tema do encontro foi a elaboração do protocolo de segurança para as unidades de ensino, considerando uma possível volta às aulas - ainda não há data definida.

10/09/2020 às 07h08, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O novo secretário municipal de Educação, Justiniano França, já assumiu as atividades da pasta. Com uma movimentada agenda, ele participou na manhã de ontem (9) de uma reunião virtual com a equipe técnica do Departamento de Ensino, professores, diretores e demais servidores das escolas da Rede Municipal de Educação. O principal tema do encontro foi a elaboração do protocolo de segurança para as unidades de ensino, considerando uma possível volta às aulas – ainda não há data definida. Técnicos da Secretaria de Saúde também participaram do encontro.

O “Plano de Contingência” apresenta ações de responsabilidade da Seduc, nas áreas de biosegurança, infraestrutura, administrativa, comunicação e pedagógica; e também ações a serem executadas pela unidade escolar, através da sua equipe gestora, professores e equipe de apoio. As estratégias só serão postas em prática após o parecer técnico do Comitê de Controle do Covid autorizando o retorno às aulas presenciais.

O secretário falou sobre as circunstâncias em que assume a Seduc e agradeceu pela contribuição de cada setor envolvido nesse processo de elaboração do protocolo. “Entendo que este momento que estamos vivendo nunca poderá ser considerado ‘normal’, realmente exige muito de todos. Agradeço a participação de cada um e, em especial, à equipe técnica da Secretaria de Saúde. Precisamos de união para encarar este período com calma e, ao mesmo tempo, com firmeza”, pontou.

Experiência

Justiniano acumula experiência na gestão pública. Já ocupou o cargo de secretário de Educação – a primeira vez foi de 2002 a 2004. Esteve à frente da Secretaria Municipal de Serviços Públicos em três períodos: 2005 a 2008, 2014 a 2016 e de 2017 a 2020. Ele também foi secretário municipal de Desenvolvimento Econômico em 2010.

O secretário chega num momento cheio de desafios, mas também de grandes expectativas. "Quero cumprir o que foi planejado pelo Governo Municipal e iniciado pelo ex-secretário Marcelo Neves: cuidar da possibilidade de volta às aulas; estar preparado, desde já, para que esta seja uma etapa segura, quando ocorrer. As expectativas são as melhores. A equipe que atua na Secretaria e irá me acompanhar é extremamente competente e, juntos, daremos continuidade a tudo que foi encaminhado".

Justiniano falou ainda seu compromisso com as duas principais demandas da Secretaria de Educação neste período: adotar todas as medidas para garantir a distribuição dos kits de alimentos aos 51.340 estudantes da Rede Municipal de Educação; e buscar as melhores alternativas para o desenvolvimento e aplicação de atividades pedagógicas junto aos alunos no período de pandemia.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade