Acorda Cidade - Dilton Coutinho

20 de Janeiro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Moda e Beleza

Todas as notícias
Publicado em 25/08/2020 08h13.

Como cuidar da pele seca e irritada no inverno

A hidratação e o produto mais indicado devem ser escolhidos de forma individualizada e com base na recomendação de um médico dermatologista
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra

Acorda Cidade

Aquele friozinho gostoso de inverno, que dá para aproveitar debaixo das cobertas, é também um fator que deixa a pele mais seca e irritada. Durante a estação, por causa das temperaturas mais baixas, ventos frios e clima seco, nosso corpo perde sua umidade natural, deixando a barreira cutânea protetora fragilizada. A pele ressecada e com marcas de irritação é um problema agravado nos meses mais gelados, mas isso é algo que pode ser contornável.

Entre os conselhos clássicos dos dermatologistas para o inverno estão evitar banhos longos e quentes, aumentar a ingestão de líquidos e não usar buchas e esfoliantes em excesso. "Essas são atitudes que protegem nossa pele, mas é necessário pensarmos em sua recuperação quando agredida", explica a médica Dra. Daniela Pimentel (CRM 112165 SP), integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia. "Para isso, podemos investir em um bom hidratante corporal, com as indicações propícias para cada tipo de pele."

A importância de manter a pele hidratada se dá pelo fato de o manto hidrolipídico - localizado na camada superficial do corpo e composto por proteínas, substâncias hidrossolúveis e lipídeos - protegê-la de agressores externos. "Além de deixar a pele com aparência opaca e sensibilizada, o ressecamento contribui para o surgimento de vermelhidões e coceiras e para o envelhecimento precoce", comenta a Dra. Daniela Pimentel.

A hidratação depende das características de cada indivíduo, afirma a médica dermatologista. "É fundamental analisar caso a caso e dedicar cuidados específicos para cada região do nosso corpo", indica a Dra. Daniela. O tipo de creme ou loção escolhido e recomendado por um profissional especializado deve conter substâncias calmantes e hidratantes na sua composição, com o objetivo de repor a água perdida pela derme.
 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Em se tratando de beleza, 2020 foi o ano da harmonização facial
Beleza

Em se tratando de beleza, 2020 foi o ano da harmonização facial

Entrevista com o Dr. Douglas Haddad Filho, cirurgião plástico, traz informações sobre o procedimento e sua...

Conheça riscos de usar cosméticos com prazo de validade vencido
Moda e Beleza

Conheça riscos de usar cosméticos com prazo de validade vencido

O produto pode desenvolver microrganismos patogênicos ou mesmo oxidar seus componentes.

Clássico da moda: a camisa branca é trend de verão
Moda

Clássico da moda: a camisa branca é trend de verão

Peça curinga é perfeita para quem busca uma produção versátil

Vídeo

Lágrimas e muita emoção: enfermeira do HGCA é a primeira pessoa a ser vacinada contra a covid-19 em Feira Veja mais Vídeos ›

Podcast

Diretor do Hospital de Campanha declara que Feira não tem problemas com desabastecimento de oxigênio
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram