Acorda Cidade - Dilton Coutinho

08 de Março de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Feira de Santana

Todas as notícias
Publicado em 14/08/2020 09h51.

Ocorrências com pipas na rede elétrica aumentam 80% e Coelba reforça orientações de segurança

Empresa orienta que a brincadeira não aconteça próximo à rede elétrica, para evitar danos a cabos e equipamentos e até riscos à segurança das pessoas
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Ocorrências com pipas na rede elétrica aumentam 80% e Coelba reforça orientações de segurança
Foto: Ilustrativa

Acorda Cidade

Aparentemente inofensivas, as pipas podem trazer muitos riscos se a brincadeira acontecer em locais inadequados, principalmente, próximo às redes elétricas. Entre os meses de janeiro e julho deste ano, esse tipo de diversão exigiu que a Coelba atuasse no restabelecimento de energia de 426 ocorrências. O volume representa um aumento de quase 40% nas interrupções provocadas por pipas, em relação ao mesmo período do ano passado, quando houve 309 ocorrências.

Na comparação com o mês de julho do ano passado o aumento foi de 80%, com 141 ocorrências em 2020 e 80 em 2019. Por isso, a Coelba reforça as orientações de segurança que divulga constantemente para prevenir ocorrências e acidentes provocas por esse tipo de diversão.

Quando atingem as redes, as pipas podem danificar os fios, podendo rompê-los ou comprometer o isolamento de alguns cabos. Outro problema é a possibilidade de danificar equipamentos, como os transformadores, provocando curtos-circuitos e acionando os sistemas que interrompem o fornecimento por segurança. O perigo pode aumentar ainda de acordo com materiais usados na confecção de pipas e rabiolas, que podem ser metálicos e condutores de eletricidade. 

“A principal orientação é de soltar pipas longe da rede elétrica, como em lugares abertos, praias e parques. Assim, são evitadas situações que podem levar a interrupções no fornecimento de energia e prejudicar diversas pessoas, além de representar risco de acidentes para as pessoas”, afirma o gerente de Saúde e Segurança da Coelba, Hugo Vidal. 

A orientação é acionar a Coelba

Se a pipa ficar enroscada em fios ou postes, ela não deve ser puxada sob nenhuma hipótese, nem devem ser atirados materiais como pedras e cabos de vassouras para retirá-la. Isso pode provocar o rompimento dos cabos, causando interrupção no fornecimento de energia e até mesmo choques elétricos fatais. A orientação da Coelba, nesses casos, é para que a população entre em contato com a concessionária de energia por meio dos canais de emergência:

WhatsApp: (71) 3370-6350 

SMS Falta de Energia: 28116

Relacionamento com clientes: 116 

Nunca usar cerol

O uso de cerol já é proibido por lei em várias cidades brasileiras. Apesar disso, a utilização do produto continua fazendo vítimas. Para a redes elétrica, o cerol também é fator de risco. “Por deixar a linha cortante, pode causar o rompimento dos cabos. Mesmo que no momento pareça que eles não foram danificados, com o tempo, isso pode acontecer e provocar interrupção de energia ou até atingir alguém, que pode ser vítima de um choque elétrico”, adverte o gerente de Saúde e Segurança Coelba.  
 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Prefeitura realiza mutirão de limpeza no Centro da cidade
Feira de Santana

Prefeitura realiza mutirão de limpeza no Centro da cidade

A ação está concentrada na avenida Getúlio Vargas

Corpo de Bombeiros registrou 65 incêndios em vegetação no mês de janeiro deste ano
Incêndios

Corpo de Bombeiros registrou 65 incêndios em vegetação no mês de janeiro deste ano

Uma simples ponta de cigarro jogada à margem da rodovia em uma vegetação seca, pode provocar um grande inc...

Equipes da FPI continuam com fiscalizações intensas durante toque de recolher em Feira de Santana
Toque de Recolher

Equipes da FPI continuam com fiscalizações intensas durante toque de recolher em Feira de Santana

De acordo com o secretário Moacir Lima, as ações realizadas na Zona Rural do município, tem como objetivo ...

Vídeo

Passageiros de transporte coletivo enfrentam superlotação e risco de contaminação por covid-19 Veja mais Vídeos ›

Facebook

Instagram