Acorda Cidade - Dilton Coutinho

25 de Setembro de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Viagens

Todas as notícias
Publicado em 13/08/2020 11h11.

Cultura e turismo de natureza motivaram mais de 60% das viagens de lazer em 2019

Parceria com IBGE revela dados importantes para conhecer o turismo nacional e contribuir para a retomada do setor
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra

Acorda Cidade

O Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgaram nesta quarta-feira (12.08) os resultados do módulo sobre Turismo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua. O levantamento, com dados coletados no terceiro trimestre de 2019, teve o objetivo de mapear características das viagens realizadas por brasileiros e também quantificar os fluxos de turistas para as diferentes regiões do país e para o exterior, contribuindo para a criação de políticas públicas assim como a definição de ações e investimentos da Pasta.

A PNAD Contínua – Turismo apurou as características das viagens dos brasileiros, o que permite uma consistente avaliação sobre a demanda turística doméstica. De acordo com metodologia do IBGE, 72,5 milhões de domicílios foram analisados durante o 3º trimestre de 2019 para levantar informações sobre o motivo da viagem, meio de transporte utilizado, o destino da viagem, entre outros. A pesquisa seguiu as recomendações da Organização Mundial do Turismo (OMT), como também da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Por meio dos dados e das informações coletadas, o MTur poderá otimizar a formulação de políticas tendo em vista a melhoria da estruturação turística do País, a promoção dos destinos e qualificação dos serviços turísticos e assim, tornar os destinos ainda mais competitivos. De acordo com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, os números revelados pela parceria com o IBGE são fundamentais para conhecer melhor os turistas brasileiros e planejar políticas para fortalecer o setor, especialmente na retomada pós-pandemia.

“O turismo passou oito anos sem esse tipo de levantamento que é primordial para criarmos ações para o setor. Conhecer o perfil do viajante doméstico, e suas preferências, vai nos ajudar muito na retomada do turismo no Brasil e se soma às diversas medidas que já tomamos desde o início da pandemia”, avaliou o ministro.

A pesquisa revela que 96,1% das viagens realizadas no período da pesquisa foi para destinos nacionais Brasil e 3,9% visitaram o exterior. No caso das viagens pessoais, os motivos variaram bastante: 36,1% visitaram parentes ou amigos, 31,5% viajaram a lazer, 17,5% para tratamento de saúde e bem-estar, 3,8% para compras pessoais, 3% para evento familiar ou de amigos e 2,9% religião ou peregrinação, entre outros. Nas viagens de lazer, os brasileiros rodaram pelo País no período motivados por sol e praia (34,3%), cultura (27,2%) e natureza, ecoturismo ou aventura (25,6%).

Os deslocamentos foram, em sua maioria, por carro particular ou da empresa (46,6%), seguidos de ônibus de linha (16%), avião (15,3%), ônibus de excursão, fretado ou turismo (7,1%), van (4,1%) e motocicleta (2,1%), entre outros. A pesquisa revelou também onde o turista brasileiro se hospedou. A opção casa de amigo ou parente (47,3%) aparece como a mais citada, seguida de hotel ou flat (17,3%), pousada (4,8%), imóvel próprio (2,8%), entre outros.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Governo Federal organiza expansão do turismo de trilhas no Brasil
Ecoturismo

Governo Federal organiza expansão do turismo de trilhas no Brasil

Novos trajetos poderão ser incluídos na Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade, ampliando a...

Turismo: metade das operadoras vende viagens para novembro e dezembro
Viagens

Turismo: metade das operadoras vende viagens para novembro e dezembro

Em abril, 54% das operadoras não realizaram nenhum negócio

Covid-19: pesquisa revela que 47,5¨% das pessoas temem viajar de avião
Viagens

Covid-19: pesquisa revela que 47,5¨% das pessoas temem viajar de avião

Entrevistados apoiam uso de máscaras e limpeza de áreas de circulação

Vídeo

Veja como ficou a Avenida Senhor dos Passos após remoção das barracas Veja mais Vídeos ›

Facebook

Instagram