Acorda Cidade - Dilton Coutinho

13 de Agosto de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Educação

Todas as notícias
Publicado em 01/08/2020 09h02.

Estudantes, professores e funcionários de escolas estaduais de Jequié, Ilhéus e Itabuna farão teste para o novo coronavírus

Na aplicação dos testes serão utilizados todos os protocolos de segurança.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Estudantes, professores e funcionários de escolas estaduais de Jequié, Ilhéus e Itabuna farão teste para o novo coronavírus
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

O Governo da Bahia começa, nesta segunda-feira (3), às 14h, a testagem para o novo Coronavírus nas escolas estaduais do município de Jequié. Ao todo, serão testados 10.771 pessoas, sendo 9.964 estudantes, 560 professores e 247 funcionários, em 13 escolas estaduais e quatro anexos do município. A testagem também será feita, em datas que ainda serão divulgadas, nas escolas estaduais de Itabuna e Ilhéus.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou sobre a importância da aplicação do teste rápido. “A Bahia é pioneira na testagem de estudantes, professores e funcionários das escolas estaduais. Esta é mais uma ação do protocolo de segurança que estamos adotando para a retomada do ano letivo. Ainda não há uma data definida para a volta às aulas, mas os testes nos ajudam neste diagnóstico para a tomada de decisão. Já fizemos esta testagem em parceria com os municípios de Itajuípe, Ipiaú e Uruçuca e, agora, contamos com a parceria das prefeituras de Jequié, Ilhéus e Itabuna para mais esta ação que deverá alcançar 35 mil pessoas nos três municípios”, afirmou.

Em Jequié, a programação começa na segunda, das 14h às 17h, com professores e funcionários, e segue na terça-feira (4/8) com o mesmo público, das 8h às 17h. A partir da quarta-feira (5/8) serão testados os estudantes, que devem esperar o comunicado da escola para se dirigirem com hora marcada até a escola, entre 8h e 17h.

Para Itabuna e Ilhéus, a programação está sendo desenvolvida em parceria com as prefeituras. No município de Ilhéus, serão 12.327 pessoas testadas, sendo 11.370 estudantes, 661 professores e 296 funcionários, localizados em 18 escolas, sendo quatro unidades indígenas. Já no município de Itabuna, a testagem acontecerá em 14 unidades escolares, contemplando 12.011 pessoas, sendo 11.224 estudantes, 580 estudantes e 207 funcionários.

Nos três municípios, a testagem será feita por equipes das Secretarias Municipais de Saúde, com acompanhamento dos gestores escolares e das equipes técnicas da SEC, dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e do Núcleo Regional de Saúde da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Na aplicação dos testes serão utilizados todos os protocolos de segurança. As pessoas deverão usar a máscara de proteção individual e serão orientadas a manter as distâncias necessárias no atendimento, na escola. Os ambientes estarão devidamente higienizados e serão disponibilizados álcool em gel e pias com sabão para a lavagem das mãos.

O coordenador de articulação de Projetos para a Educação da SEC, Hélder Amorim, falou sobre os encaminhamentos em casos positivos. “As secretarias municipais estão à frente das estratégias de Saúde, na realização e avaliação dos testes, além do acompanhamento dos casos positivos. Estes serão monitorados para ver a necessidade de tratamento em casa ou no hospital e as famílias terão a mesma assistência", ressaltou.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Estudos a distância: dicas de como conciliar teoria e prática
Educação

Estudos a distância: dicas de como conciliar teoria e prática

Para uma formação sólida, é necessário aliar as duas etapas.

Pais acreditam que qualidade do ensino caiu na pandemia, diz pesquisa
Educação

Pais acreditam que qualidade do ensino caiu na pandemia, diz pesquisa

Levantamento do DataSenado ouviu 2,4 mil brasileiros no fim de julho

Secretaria da Educação do Estado lança edital para prêmio em alusão às lutas pela Independência da Bahia
Educação

Secretaria da Educação do Estado lança edital para prêmio em alusão às lutas pela Independência da Bahia

A relação dos autores e títulos dos textos selecionados será publicada no dia 2 de novembro.

Vídeo

Maternidade Santa Emília Veja mais Vídeos ›

Facebook

Instagram