Acorda Cidade - Dilton Coutinho

15 de Agosto de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Polícia

Todas as notícias
Publicado em 31/07/2020 11h58.

Atuação da Defensoria garante transmissão de informações de presos aos familiares

Recomendações já tinham sido expedidas à direção da unidade prisional e, agora, o pedido de providências feito pela Defensoria foi deferido pela Justiça.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Atuação da Defensoria garante transmissão de informações de presos aos familiares
Foto: Ascom/DPE-BA

Acorda Cidade

Em Feira de Santana, a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) garantiu, na Justiça, o direito à transmissão de informações aos familiares sobre o estado de saúde dos presos diagnosticados com coronavírus e também a retomada do banho de sol para os internos que estão em isolamento no Conjunto Penal da cidade.

Com capacidade para 1.356 homens e mulheres, o Conjunto Penal de Feira de Santana está superlotado e conta, atualmente, com 1.650 presos do sexo masculino e 50 internas no pavilhão feminino. Deste total, mais de 50 já testaram positivo para a Covid-19 e, desde que as visitas foram suspensas para evitar a proliferação da doença, os familiares relatavam, constantemente, à Defensoria que ficaram sem notícias sobre o estado de saúde deles.

“Diante da confirmação da existência de presos com diagnóstico positivo para Covid-19 no Conjunto Penal de Feira de Santana, instauramos um Pedido de Providências junto à Vara de Execuções Penais da comarca, a fim de que medidas fossem adotadas para tutelar os direitos das pessoas presas e dos seus familiares, pois uma das principais queixas feitas pelas famílias, desde o início da pandemia e da suspensão das visitas, é, justamente, a falta de informação”, explicou o defensor público Hélio Magalhães Pessoa, que atua na unidade da Defensoria em Feira de Santana, onde está sediada a 1ª Regional da Instituição.

O pedido da Defensoria foi deferido pela Justiça e, de acordo com o que foi determinado, o serviço de Assistência Social da unidade prisional deverá repassar as informações sobre o estado de saúde dos presos confirmados com coronavírus até que termine o prazo de 14 dias da quarentena obrigatória. Além disso, também foi deferido o pedido para a regularização do banho de sol dos internos que estão em isolamento, devendo ser adotado, se necessário e por questão de logística de segurança, o regime de rodízio ao longo do dia.

Antes de instaurar este Pedido de Providências, no mês de junho, quando ainda não tinham casos confirmados de coronavírus entre os internos, a Defensoria atuou de forma preventiva ao realizar uma inspeção no local e listar uma série de recomendações, na qual estão incluídos estes dois pedidos deferidos, à direção do Conjunto Penal.

“Já tínhamos listado essas e outras recomendações durante a inspeção, mas com a confirmação de casos positivos dentro da unidade prisional, resolvemos ingressar com este Pedido de Providências”, acrescentou o defensor Hélio Pessoa, que atuou de forma conjunta com os demais defensores públicos da área criminal das unidades que compõem a 1ª Regional da Defensoria – Conceição do Coité, Ipirá e Serrinha.

Recomendação nacional

Todo este trabalho realizado pelos defensores de atuar preventivamente e sugerir a adoção de protocolos e medidas de proteção à vida e à saúde dos que estão privados de liberdade e também dos servidores e agentes, tem como base a Recomendação nº 62, expedida no mês de março pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e que, inclusive, a Defensoria baiana foi uma das que apoiaram a iniciativa.

“Esta Recomendação nº 62 do CNJ foi o que norteou a nossa atuação neste caso e tem sido um instrumento importante para os defensores criminais a fim de apurar se estão sendo observados os protocolos sanitários e as diretrizes ali contidas para evitar o efeito devastador da chegada e da proliferação desta pandemia do coronavírus nas unidades prisionais”, acrescentou o defensor Hélio Pessoa.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Polícia incinera cerca de 40 quilos de drogas que foram apreendidas com adolescentes este ano
Feira de Santana

Polícia incinera cerca de 40 quilos de drogas que foram apreendidas com adolescentes este ano

A titular da DAI lembrou que os adolescentes que estão cometendo atos infracionais correm muito risco de vida...

Guarnição da 67ª CIPM presta apoio à gestante em trabalho de parto
Polícia

Guarnição da 67ª CIPM presta apoio à gestante em trabalho de parto

Mãe e filha foram posteriormente encaminhadas à maternidade.

Operação Inquietação: 66ª CIPM intensifica policiamento no bairro Novo Horizonte
Feira de Santana

Operação Inquietação: 66ª CIPM intensifica policiamento no bairro Novo Horizonte

Cinco metralhadoras, dois revólveres, drogas e diversos objetos produtos de furto e roubo já foram apreendid...

Vídeo

Estudante de escola pública é aprovada em doutorado em Portugal e precisa de ajuda para custear o curso Veja mais Vídeos ›

Facebook

Instagram