Feira de Santana

Prefeito reconhece problemas no transporte público e diz que está tentando resolver

Ele afirma que pediu as empresas mais ônibus no horário de pico.

29/07/2020 às 11h07, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

Com o retorno do funcionamento diário de diversas atividades econômicas em Feira de Santana, a população está reclamando da quantidade de ônibus disponíveis para atender a demanda. As reclamações geram em torno da demora e também da superlotação. Ao Acorda Cidade, o prefeito Colbert Martins da Silva Filho reconheceu o problema e disse que a prefeitura está tentando resolver, pedindo as empresasdisponibilidade de mais ônibus nos horários de pico.

“Desde a semana passada que estamos tentando contato para a solução via empresa, mas a questão é a seguinte: há uma medida provisória em vigor neste momento, prorrogada inclusive para setembro, que permite a redução da quantidade de pessoas trabalhando, a redução do salário e a complementação do salário pelo governo federal. As empresas fizeram um acordo com o sindicato e houve uma redução da quantidade de trabalhadores nas áreas de transporte a 50%. É um acordo da empresa com o sindicato. O que nós estamos pedindo as empresas é que coloquem mais ônibus no horário de pico. A empresa entende que se tiver que contratar novas pessoas, nós temos que arcar com isso e é verdade, vamos ter que tomar uma providência, porque nos horários de pico, realmente a quantidade de pessoas aumentou em relação a quantidade de ônibus”, afirmou.

Essa contrapartida exigida pelas empresas, segundo o prefeito, seria o pagamento dos novos funcionários, pois com o acordo de redução de salário com complementação do governo, não se pode colocar os funcionários para trabalhar a mais. Por esse motivo, as empresas teriam que contratar outros funcionários para complementar os horários.

“Estamos tentando fazer isso. A prefeitura vai ver o que é necessário. Estamos tentando um escalonamento de horário, pessoas que chegarem um pouco mais cedo, para saírem um pouco mais cedo, para diminuir a quantidade de congestionamento de pessoas neste último horário. No horário da tarde, pedimos desculpas por essas obras no centro da cidade que estão dificultando o trânsito, principalmente nos horários do final de tarde”, afirmou.

O prefeito disse ainda que o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Saulo Figueiredo, passou uma quantidade de passageiros que chegava em torno de 35 mil por dia, cerca de 40% do quantitativo anterior. Colbert reforçou que existe um problema e que deverá ser resolvido, especialmente nos horários de pico. Ele também disse que, por isso existe o escalonamento de abertura do comércio para tentar reduzir o fluxo de pessoas nas primeiras horas do dia e no final do dia também.

Leia também: Passageiros fecham terminal central por conta de atraso de ônibus

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade