Mundo do Trabalho

5 séries para quem quer seguir carreira no direito

Conheça enredos que estimulam o pensamento crítico e inspiram futuros advogados

18/07/2020 às 11h12, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

De acordo com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o país com a maior quantidade de advogados no mundo é o Brasil. São mais de um milhão atuantes, o que representa cerca de um advogado para cada 190 cidadãos, considerando apenas os profissionais inscritos na Ordem, sem levar em conta estagiários (26,6 mil) e suplementares (48 mil).

O número, que já é enorme, deve seguir em crescimento nos próximos anos, já que milhares de pessoas se matriculam na faculdade de Direito e se formam nela todos os anos. Segundo o levantamento, feito pelo Inep em 2018, essa é a maior graduação do Brasil, com mais de 800 mil alunos ingressantes apenas naquele ano.

Tanto interesse em uma carreira faz com que qualquer coisa que envolva a profissão ganhe atenção. E não é diferente no mundo das séries: o Direito e suas vertentes não param de ser representados em grandes produções – tudo isso para inspirar os que sonham com uma rotina de trabalho lidando com as leis.

Confira algumas das melhores séries para quem sonha em ser mais um aprovado no Exame da Ordem.

1. How to Get Away With Murder

Quem quer entrar um pouco no mundo de um estudante de Direito deve assistir How To Get Away With Murder. O trabalho de um grupo de alunos sob as orientações da professora Annalise Keating, da Universidade de Middleton, na Filadélfia, é o foco principal dos episódios. Ainda sem experiência, os cinco colegas se envolvem involuntariamente em um caso de assassinato que coloca a cabeça deles para pensar como profissionais.

Viola Davis, atriz que interpreta a professora de Direito Penal e protagonista da série, levou um Emmy por sua interpretação e se tornou a primeira mulher negra a ser premiada como melhor atriz em uma série dramática.

2. Suits

Suits é uma boa oportunidade de observar a rotina dos advogados de defesa, já que os dois personagens principais exercem essa função, porém de formas diferentes, que demonstram as vertentes da profissão. A trama acontece em meio à rotina do escritório Pearson & Specter, em Nova York..

3. Breaking Bad

Este clássico esteve no ar de 2008 a 2013 e conquistou fãs fiéis. Os episódios não abordam diretamente o trabalho com a lei, mas promovem discussões importantes sobre o que é certo e errado dentro da moral e da ética, exercitando o pensamento crítico – qualidade excepcional para qualquer cargo no Direito – de quem assiste.

O personagem principal é um professor de química, que, ao descobrir que tem um câncer terminal, decide usar seus conhecimentos para fazer dinheiro de maneira ilegal para garantir o sustento da família quando ele morrer.

4. The Good Wife

O meio dos processos e julgamentos ainda pode ser muito machista, e esse é o cenário abordado em The Good Wife. A série desenvolve a história de Alicia, uma advogada que estava afastada da função e decide voltar à ativa quando o marido é envolvido em um escândalo. A partir daí, Alicia tem de trabalhar duro para mostrar sua capacidade.

5. Boston Legal

Nos episódios independentes de Boston Legal, um caso diferente é apresentado por vez. Cada uma das investigações é descrita detalhadamente e oferece diversos aprendizados sobre a rotina de um advogado e a forma de raciocínio para defender um cliente, abordando temas polêmicos que levantam discussões sociais importantes.

  

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na Arteterapia

Comportamento

Transição de carreira: mais da metade dos brasileiros avaliam mudar de profissão

O estudo promovido pelo LinkedIn reflete a história de Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na...

04/03/2024 às 09h25

Profissões

Oportunidades

Profissões em alta para 2024, segundo o LinkedIn

Dizem que o ano só começa após o Carnaval, não é mesmo? Então, ainda dá tempo de iniciar seus planos...

28/02/2024 às 07h27

Mercado de Trabalho - freepik

Mercado de Trabalho

Como alcançar grandes metas sem afetar a saúde mental dos trabalhadores

Especialistas listam medidas que podem beneficiar colaboradores e empresas na hora de alcançar resultados almejados durante o ano.

21/02/2024 às 15h53

Itaú Mulher Empreendedora reprodução

Empreendedorismo Feminino

Mulher empreendedora: abertas inscrições para mais de 20 mil vagas para capacitação gratuita em todo o Brasil

O “Empreenda e Renda” visa desenvolver competências práticas em gestão, finanças e marketing digital, além de negócios liderados por mulheres;...

06/02/2024 às 08h36

Gerência regional do trabalho em Feira de Santana MTP ft Ney Silva acorda cidade

Feira de Santana

Gerência do Trabalho já recebeu cerca de 30 denúncias de descumprimento do pagamento de 13º salário

A empresa que não cumprir com os pagamentos pode sofrer penalidades jurídicas perante a lei por cada trabalhador prejudicado.

18/12/2023 às 20h12

Cedae

Mercado de Traballho

Dia do Engenheiro: veja as áreas da profissão que estão em alta no mercado

Com o desenvolvimento do mercado e o surgimento de novas vertentes dentro da área, algumas engenharias vêm se destacando.

11/12/2023 às 07h30

image

Rádio acorda cidade