Aldir Blanc

Novo secretário de Cultura promete diálogo e transparência na aplicação da lei que vai repassar R$ 3,79 milhões para Feira de Santana

Nesta quinta-feira (16), inclusive, será realizada, às 15h, uma coletiva de imprensa online com representantes do Fórum Permanente de Cultura de feira de Santana, para discutir o assunto.

16/07/2020 às 12h43, Por Brenda Filho

Compartilhe essa notícia

Orisa Gomes

O novo secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro Filho, promete diálogo, para aplicação da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, que vai repassar R$ 3,79 milhões do governo federal para Feira de Santana. Aprovada pelo Congresso Nacional recentemente, mas ainda sem a publicação da medida provisória que regulamenta seu uso, a lei é uma iniciativa para tentar reerguer os diversos segmentos da área da crise desencadeada pela pandemia do coronavírus, que é apontada como uma das mais graves já enfrentadas pelo setor.

Nesta quinta-feira (16), inclusive, será realizada, às 15h, uma coletiva de imprensa online com representantes do Fórum Permanente de Cultura de Feira de Santana, para discutir o assunto. O debate será feito através da plataforma Zoom e também será transmitido pelo YouTube do fórum (https://youtu.be/RRwxiq3R_bM).

Em entrevista ao Acorda cidade, Jairo Filho, que foi nomeado hoje para comandar a secretaria no lugar do jornalista Edson Borges, afirmou que vai focar na lei e no melhor uso dos recursos. “A nova Lei de Emergência Cultural chega em um momento muito importante para a gente e nós estaremos em cima dela, buscando em cima da sua regulamentação, com diálogo, transparência, para podermos aplicá-la de uma forma bem objetiva, que possa trazer benefícios para todos os segmentos envolvidos”, frisou.

O Acorda Cidade também questionou o novo secretário, que é administrador e empresário, sobre as críticas que estão acontecendo em bastidores referente ao fato dele ter sido nomeado para a pasta sem ser da área cultural. Para Jairo, se houver interferência nesse sentido, será benéfica. “Acredito que se for para interferir, que seja positivamente, porque o secretário de uma pasta vem como gestor é a sua forma de gerir todo o processo que vai desenhar os resultados”, pontuou. 

Acerto político

Jairo Carneiro Filho foi indicado para o cargo pelo PSDB, que é presidido no município pela vereadora Eremita Mota. Há meses, a edil vem negociando espaço no governo Colbert Martins, em troca de apoio a ele nas eleições 2020.

Embora não seja filiado ao partido, o novo secretário é amigo do filho da vereadora e filho de Jairo Carneiro (PP), que também vai apoiar a tentativa de Colbert permancer à frente do Paço Municipal. O detalhe dos acertos é que Jairo Carneiro é da mesma sigla do vice-governador da Bahia, João Leão, e o grupo do governador Rui Costa terá outros candidatos à Prefeitura de Feira. Ainda assim, Jairo Filho garantiu que o pai estará com o grupo de Colbert e do ex-prefeito José Ronaldo. 

Experiência pública

Jairo Carneiro Filho já foi secretário de Administração do município, diretor do Hospital da Mulher, chefe de Gabinete das secretarias de Meio Ambiente e Saúde e atuou também na Fundação Cultural. “Tenho uma experiência de gestão na área pública e não tenho dúvidas que com serenidade, transparência, tranquilidade, abertura de forma democrática com os segmentos envolvidos, vamos desenvolver um bom trabalho”projetou.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade