Feira de Santana

Alunos da rede pública viajam o mundo sem sair de casa

Durante o evento, os estrangeiros contaram como são algumas das celebrações em seus paises.

14/07/2020 às 09h09, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade 

No último sábado, 11 de julho, aconteceu a segunda sessão do II Encontro Intercultural do Colégio Estadual Edith Machado Boaventura,Em Feira de Santana, que está acontecendo de maneira on-line devido à pandemia. Dessa vez, os alunos do 6 ao 8 ano foram convidados para conversar com Ant (Turquia), Joe (Austrália), Thanita (Tailândia), Jolijn (Holanda) e Andrew (Inglaterra). Foi um bate-papo bem descontraído em língua inglesa, com mediação do professor de Inglês João Luiz Costa, chamado pelos alunos de Teacher John. O encontro aconteceu por meio da plataforma de videoconferência Zoom.

"Por meio desse evento, além de expandir a visão de mundo e desenvolver a competência Intercultural, eu desejo reafirmar a importância da língua inglesa como Língua Franca, isto é, a língua que um grupo multilíngue intencionalmente adota para que todos consigam comunicar-se. No mundo globalizado atual, saber inglês pode fazer toda a diferença!", ressaltou o professor.

Durante o evento, os estrangeiros contaram como são algumas das celebrações em seus países. O turco Ant contou que o Ramazan é um mês especial para os muçulmanos, em que eles visitam pessoas idosas de sua família para mostrar respeito, comem e celebram juntos. A aluna Leticia Jesus perguntou a ele como foi a celebração do Ramazan esse ano com a pandemia. Ant explicou que embora tenham celebrado, infelizmente não puderem visitar seus avós ou beijá-los como costumam fazer nessa época. Na Tailândia, Thanita contou que existe uma celebração chamada Songkran. Esse festival consiste em três dias de muita diversão e água, onde todos vão às ruas celebrar e molhar uns aos outros com baldes e armas de brinquedos. Infelizmente a celebração esse ano foi cancelada devido à pandemia.

Outras coisas interessantes que os alunos descobriram: Joe revelou que na Austrália há mais cangurus do que pessoas, na verdade, o dobro. Além disso, os australianos se alimentam da carne de canguru, e é proibido ingerir bebidas alcoólicas nas ruas e inclusive nas praias. Andrew contou sobre o costume dos ingleses de irem aos pubs, ou bares. E que surpresa foi saber que na Inglaterra, todos os cisnes são propriedades da rainha, ninguém pode caçá-los ou sequer tocá-los! E quem diria que na Tailândia, os pés são geralmente escondidos e considerados uma parte impura do corpo enquanto que a cabeça é considerada sagrada e não deve ser tocada, principalmente a dos monges.

Outro ponto interessante é que na Tailândia, a família real é tão importante que é considerado um crime fazer qualquer comentário negativo ou ofensivo a respeito deles. Na Turquia,existe um intervalo de 10 a 15 minutos durante a exibição dos filmes no cinema, e é costume os alunos se levantarem quando o professor chega na sala e só sentam após sua autorização. Jolijn contou que os holandeses comem tanto pão que pode-se dizer que é o arroz e feijão deles, e lá há mais bicicletas do que pessoas.

Os alunos não só aprenderam como também ensinaram aos estrangeiros. Eles aprenderam expressões que são próprias aqui da Bahia, como "oxe", "eita", "vixi", "retado", entre outras. Também houveram brincadeiras como trava-línguas e jogos virtuais utilizando o Kahoot, Nearpod e Quizizz. Foi um encontro bastante divertido e todos saíram ganhando. A maior aprendizagem foi a importância de valorizarmos a cultura brasileira e aprendermos a respeitar e sermos tolerantes com a cultura e modo de pensar de outros povos.


O evento contou com o apoio da diretora Rosiene Figueredo, a coordenadora pedagógica Millary Rosa e o professor de História Márcio Cruz. A professora de Geografia, Elizania Miranda, que também participou do evento, contou como se sentiu com essa experiência. "Apesar do tamanho gigantesco do planeta Terra, podemos fazê-lo parecer pequeno com o uso da tecnologia. Foi muito bom participar, os jogos foram bem divertidos e aprendi bastante. Também nos ajudou a desfazer a imagem muitas vezes estereotipada que temos dos estrangeiros. Eles foram muito agradáveis e simpáticos!" A aluna Nayane Araújo, 13 anos, também disse que achou o encontro incrível, divertiu-se bastante e que os estrangeiros eram muito engraçados. A aluna Gisele Vitória, 13 anos, diz ter aprendido muito sobre outros países e culturas,e acredita que os estrangeiros também se divertiram muito conhecendo melhor o Brasil.

A viagem ao redor do mundo sem sair de casa continuará no dia 25 de Julho, às 14h, com estrangeiros da Alemanha, Guiana, Índia, Argentina, Jamaica e Canadá. Dessa vez, o evento terá transmissão simultânea no YouTube. O link será disponibilizado no dia do evento, às 13h30, no Instagram @linguainglesaceemb

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade