Ciência e Tecnologia

Como vai funcionar o app europeu de controle de pessoas nas fronteiras

O estudo, portanto, mostra que aplicativos trabalhando juntos podem ser aliados de pesquisadores e especialistas na hora de mapear casos de corona

14/07/2020 às 08h31, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Um ponto de interrogação importante associado aos aplicativos nacionais de rastreamento de contatos com coronavírus é se eles funcionarão quando os cidadãos de um país viajarem para outro. Questões como essa aparecem no estudo do site Saúde Lab sobre a pandemia que já matou mais de 50 mil pessoas no Brasil.

Segundo o estudo, a intenção é trabalhar em conjunto para que diferentes aplicativos possam compartilhar um mínimo de dados para permitir que as notificações de exposição continuem fluindo à medida que os europeus viajam pela região.

O estudo, portanto, mostra que aplicativos trabalhando juntos podem ser aliados de pesquisadores e especialistas na hora de mapear casos de corona

O uso de vários aplicativos durante a viagem pode complicar ainda mais uma tecnologia não comprovada, que busca redirecionar componentes padrão de smartphone para estimar a exposição viral – uma tarefa para a qual nossos dispositivos móveis nunca foram destinados.

Na Europa, onde vários países estão trabalhando em aplicativos para smartphones que usam rádios Bluetooth para tentar automatizar algum rastreamento de contato, detectando a proximidade do dispositivo, o desafio é ainda maior, uma vez que a região é atravessada por fronteiras.

A Comissão Europeia tem focado a atenção no apoio ao setor de turismo durante a crise dos coronavírus – propondo pacotes de turismo e transporte a diminuição gradual das restrições. Vale lembrar que essa é a época do verão no continente, quando as pessoas aproveitam para viajar e aproveitar as altas temperaturas.

Quando os europeus intensificarem suas viagens novamente, a eficácia de qualquer aplicativo nacional de rastreamento de contatos poderá ser prejudicada se os sistemas não puderem se comunicar.
Na União Europeia, isso pode significar, por exemplo, um cidadão francês que viaja para a Alemanha em uma viagem de negócios – onde passa um tempo com uma pessoa que posteriormente obtém um resultado positivo para covid – pode não ser avisado do risco de exposição.

Existem questões muito mais amplas sobre a utilidade do rastreamento digital de contatos na luta contra o coronavírus. Neste momento, a tecnologia deve ser aliada no combate à doença, ainda que muitas perguntas possam ficaer em aberto.


 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade